O Governo Federal indicou Gustavo da Costa Dantas para ocupar o cargo de superintendente do Ibama na Paraíba. Ele tem 28 anos e é recém-formado em engenharia ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A informação é do portal Metrópoles.
Segundo o veículo, Gustavo se formou em 2021 e não tem experiência técnica em gestão pública. Além de sua graduação, ele é pós-graduado em Geoprocessamento pela Faculdade de Ensino à Distância Prominas.
Além da formação acadêmica, suas experiências profissionais são um estágio em uma consultoria ambiental chamada Nordeste Reflore e a vice-presidência no centro acadêmico “Ariano Vilar Suassuna”, do curso de Engenharia Ambiental da UFCG, campus de Pombal.
A falta de experiência é vista com preocupação por parte dos servidores do órgão. Eles enviaram, por meio da Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA (Asibama) um ofício à Procuradoria da República externando essa apreensão.
“Diante da emergência climática e dos incêndios que têm assolado grande parte do território brasileiro, a indicação de uma pessoa sem conhecimento prévio sobre a política ambiental e a administração pública para o mais alto cargo do Ibama no estado da Paraíba tem o potencial de fragilizar e precarizar a execução das suas competências legais, comprometendo, assim, o atendimento ao interesse público”, diz trecho do ofício.
O Ministério Público ainda não respondeu o ofício da associação. A indicação do nome ao Governo Federal partiu do deputado estadual Chió (Rede).
com Polêmica Paraíba