Grupo de Cirurgia Digestiva e Endoscopia é destaque na XII Edição do GastroParaíba, em JP

A Sociedade de Gastroenterologia da Paraíba (SGPB) promove neste fim de semana a 12ª Edição do GastroParaíba, em João Pessoa. Nesta sexta-feira (20), o Grupo de Cirurgia Digestiva e Endoscopia (GCADE), que dentre os seus integrantes tem os médicos Filipe de Pádua, Deborah Centeno e Daniel Maia, foi destaque entre os palestrantes do encontro, sobretudo no debate sobre ‘Casos Clínicos sobre a Patologia Esofágica, na Sessão Jovem Gastro’, ‘Tratamento Cirúrgico do Câncer Gástrico’ e ‘Cirurgias Bariátricas Revisionais’.

O evento reúne estudantes, pesquisadores e especialistas renomados da Cirurgia Digestiva, Gastroenterologia e Endoscopia, para apresentar inovações, debater casos clínicos e promover inovações científicas. “Hoje a gente teve a oportunidade de falar sobre câncer gástrico, o tratamento cirúrgico, os aspectos técnicos, para promover um tratamento eficaz, principalmente para aqueles pacientes que têm condições de serem operados. A gente debateu, também, sobre Ressecção Endoscópica de Câncer Gástrico, que é uma discussão super atual, que está surgindo, no sentido de que, quanto menos invasivo for o procedimento, melhor será para o paciente”, ressalta o cirurgião gástrico Filipe de Pádua.

No Módulo Estômago, a médica Deborah Centeno, que faz parte da GCADE, ministrou a palestra ‘Tratamento Endoscópico no Câncer Gástrico Precoce: Para quem? Do diagnóstico ao seguimento’.

“Eu trouxe alguns Casos Clínicos, mostrando que o tratamento endoscópico pode ser curativo, mesmo no Câncer Gástrico. Também vimos como funcionam as técnicas de Ressecção, Mucosectomia, Dissecção Endoscópica Submucosa (ESD), foi bem interessante a discussão, porque são técnicas que se mostram inovadoras e minimamente invasivas para o tratamento do câncer”, avalia a endoscopista Deborah.

Durante à tarde, no Módulo ‘Cirurgia Bariátrica e Metabólica’, o médico Daniel Maia, integrante do GCADE, ministrou a palestra ‘Cirurgia Revisionais: vídeo-cirurgias editadas’, uma aula guiada em vídeo sobre procedimento cirúrgico do aparelho digestivo. “É um prazer enorme falar sobre Cirurgia Bariátrica e Cirurgia Revisional. Esse foi o assunto que nós discutimos hoje, para atualizar os cirurgiões e promover conteúdo de qualidade para os residentes e estudantes de medicina”, pontua o médico.

O evento segue acontecendo neste sábado (21), com a segunda parte da programação que reúne o II Simpósio de Endoscopia da Paraíba, o II Congresso Paraibano de Doenças Inflamatórias Intestinais, e o I Simpósio de Nutrição e Aparelho Digestivo.

Assessoria

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Estado vai começar a pagar vale-alimentação de R$ 600 após o período eleitoral, afirma secretário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse: