Marcos Pereira desiste de concorrer à presidência da Câmara dos Deputados e apoia Hugo Motta

Em uma reviravolta no cenário eleitoral, o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) desistiu de disputar a presidência da Câmara em 2025 e declarou apoio ao líder do seu partido, Hugo Motta (Republicanos-PB). Presidente da sigla e primeiro vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira concluiu que Hugo Motta tem mais condições de vencer a disputa. A decisão foi comunicada pelo deputado aos presidente Lulas e Arthur Lira. O parlamentar paulista esteve no Palácio do Planalto nessa terça-feira (3), em companhia do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos).

“Recebi nesta terça-feira (3) um apelo de vários líderes de partidos que não possuem candidaturas para que, em prol do Brasil, buscasse uma solução consensual que unifique a Câmara com serenidade, diálogo e previsibilidade”, anunciou o deputado em nota (veja a íntegra mais abaixo).

Após a desistência de Marcos Pereira, Arthur Lira se reuniria ontem à noite com o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA). A expectativa de aliados de Lira é que Elmar, até então nome favorito do presidente da Câmara para sucedê-lo, retire sua candidatura. Adversário do PT na Bahia, o deputado baiano enfrenta resistência do Palácio do Planalto. Articuladores políticos do governo Lula avaliam que Elmar pode ceder a um apelo de Lira.

Congresso em Foco

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Estado vai começar a pagar vale-alimentação de R$ 600 após o período eleitoral, afirma secretário
Digite o assunto de seu interesse: