A Semana da Pátria foi aberta oficialmente, na manhã desta segunda-feira (2), na Paraíba, durante solenidade no Largo de Tambaú, em João Pessoa. O ato teve a inclusão de atletas paralímpicos e pessoas atendidas pela Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad).
O acendimento da pira da pátria, que representa oficialmente o início das comemorações da Independência do Brasil, foi feito pela jovem Lívia Vitória, de 21 anos, que é portadora de Síndrome de Down e pratica dança regional, natação e é influenciadora digital em uma rede social.
Com a presença das tropas do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Guarda Civil de João Pessoa, a abertura teve o hasteamento do Pavilhão Nacional Brasileiro, cântico do Hino Nacional Brasileiro e a corrida do fogo simbólico, que foi feita pelos atletas paraolímpicos, acompanhados de cadetes da Polícia Militar.
A abertura foi prestigiada por autoridades do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, da Casa Militar do Governador, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, da Guarda Civil de João Pessoa, entre outras.
Programação da semana
Nesta terça-feira (3), alunos de escolas públicas visitarão o Centro de Educação da Polícia Militar para atividades culturais e exposição, às 8h; na quarta (4), é a vez do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, às 8h; no mesmo horário, na quinta-feira (5), a visita será ao 15º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército; e na sexta-feira, às 15h, os estudantes vão conhecer o Centro Integrado de Comando e Controle da Paraíba.
O encerramento da Semana da Pátria será no sábado, 7 de setembro, no centro da Capital, a partir das 7h15, com o tradicional Desfile da Independência.
com Assessoria PMPB