
Uma das festas mais esperadas do ano, o São João traz à mesa dos que seguem a tradição, pamonha, canjica, munguzá, bolos e milho, entre outros pratos que trazem uma grande carga de açúcar e calorias. Por isso, segundo nutricionistas, é preciso redobrar a atenção com o consumo exagerado para evitar problemas de saúde.


A nutricionista clínica Tatiana Vieira, da Rede Municipal de Saúde, recomenda cautela na hora de saborear as comidas típicas, do contrário, podem virar uma ‘bomba’ no organismo, principalmente de pessoas com algumas patologias como diabetes, hipertensão, colesterol e triglicerídios, e das crianças.
” Nestes casos, não é bom o consumo em excesso porque há uma carga muito grande de muitos elementos, substâncias que podem realmente aumentar ainda mais essas taxas que já estão alteradas. O ideal é consumir com moderação”, advertiu.
Tatiana Vieira ressalta que, entre os problemas que o consumo exagerado dessas comidas de milho podem causar, está o desconforto estomacal e intestinal. “Muitas vezes aparecem gases e dores também. O quadro é ainda mais delicado em se tratando de crianças porque elas têm um estômago muito sensível, podendo chegar a ter vômitos e diarreias, sendo necessário procurar um atendimento com urgência nesses casos”, acrescentou.
A nutricionista recomenda que nessa época, e bom se hidratar bem, bebendo muita água. “A ingestão de água ajuda também a reduzir esse impacto com relação a esses alimentos”, finalizou.
Serviço
Em caso de mal-estar, a Rede Municipal de Saúde de João Pessoa disponibiliza ao paciente adulto as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nos bairros dos Bancários, Cruz das Armas, Manaíra e Valentina. Em se tratando de crianças, o Hospital Infantil Municipal Valentina, no bairro do Valentina Figueiredo, funciona com atendimento 24h.
Confira os endereços das UPAs:
Secom PMJP