O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de baixa umidade para 70 municípios do Sertão da Paraíba, com validade até as 21h desta segunda-feira (2). O aviso laranja indica que a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, o que representa um risco significativo de incêndios florestais e impactos à saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
Já o alerta amarelo, com validade até o mesmo horário, abrange uma faixa de umidade entre 30% e 20%, indicando menor, mas ainda presente, risco à saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar fique entre 40% e 70% para evitar danos ao organismo humano.
As autoridades recomendam que os moradores das regiões afetadas tomem precauções, como ingerir bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas do dia e evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes. Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Municípios afetados pelo alerta laranja:
Municípios afetados pelo alerta amarelo:
WSCOM