Governadores do Sul-Sudeste assinam manifesto contra incentivos ao Nordeste

Seis governadores de estados do Sul e Sudeste assinaram um manifesto no qual se colocam contra a extensão de benefícios fiscais a Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil até 2032.

Tarcísio de Freitas de São Paulo, Cláudio Castro do Rio de Janeiro, Romeu Zema de Minas Gerais, Eduardo Leite do Rio Grande do Sul, Jorginho Mello de Santa Catarina e Ratinho Júnior do Paraná foram a favor do documento.

O manifesto foi enviado aos deputados federais, que discutem essa possibilidade no bojo da reforma tributária. Ao assinar o manifesto contra os incentivos fiscais, Zema se coloca contra o crescimento e geração de empregos na região, bem como prejudica o polo Fiat em Pernambuco, um dos mais importantes em todo o país.

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) classificou como um “horror” o manifesto assinado pelos governadores do Sudeste. Na avaliação da parlamentar, a iniciativa tem como objetivo manter o monopólio de algumas regiões do país e, assim, impedir o crescimento do Brasil de forma igualitária.

“Essa é uma manifestação bizarra de quem não compreende que o país tem que crescer de forma igual, é preciso dar oportunidade para todos. Os Estados do Norte e Nordeste já perdem muitas oportunidades de incentivos fiscais. Essa é uma briga de quem quer o privilégio de indústria somente no Sul e Sudeste”, pontuou a deputada.

Os seis governadores fazem parte do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Uma das leis citadas por eles no manifesto é a 9.440/1997, que trata do Regime Automotivo para o Desenvolvimento Regional. Essa legislação promove uma série de vantagens fiscais para empresas se instalarem em cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, como zerar a alíquota do imposto para importação de máquinas, equipamentos e moldes desse setor industrial, inclusive em caráter de teste.

com O Tempo

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Caminhada de Nilvan Ferreira em Santa Rita é interrompida após suposto ataque a tiros em Tibiri Fábrica
Digite o assunto de seu interesse: