Casamento homoafetivo é defendido por 46% dos brasileiros, revela instituto PoderData

Um levantamento do instituto PoderData, divulgado nesse sábado (3) mostra que 46% dos brasileiros dizem ser a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O taxa de defensores do casamento homoafetivo aumentou 2%, em comparação a mesma pesquisa realizada em janeiro de 2023.

Na pesquisa anterior, pela primeira vez na série histórica, os contrários à união superaram os favoráveis. Agora, os brasileiros que desaprovam  são 41%.

Apesar da queda do índice de contrários à união entre pessoas do mesmo sexo com relação ao resultado de 2023, a taxa ainda é 8 pontos mais alta do que aquela registrada em janeiro de 2021.

alt

Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que visa proibir a união homoafetiva no País. O texto justifica a “perpetuação da espécie” e os “valores pedagógicos” como base para proibir esse tipo de casamento.

O Projeto questiona a decisão de 2011 do Supremo Tribunal Federal, que equiparou uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo às uniões reconhecidas entre homens e mulheres.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 a 29 de janeiro de 2024, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 229 municípios dos 27 estados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

com Carta Capital

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Casal dono da Vai de Bet fica em silêncio durante depoimento à polícia em Campina Grande
Digite o assunto de seu interesse: