
Israel anunciou nesta terça-feira (21) que vai punir dois soldados a 30 de detenção militar por envolvimento na destruição de uma estátua de Jesus Cristo durante uma operação do país no Líbano. Outros seis oficiais foram convocados a prestar esclarecimentos.
A decisão foi divulgada pelas Forças de Defesa de Israel, que ressaltaram que “a conduta dos soldados se desviou completamente das ordens e valores da corporação” e que “as operações no Líbano são, exclusivamente, o Hezbollah, não contra civis.”
Segundo Israel, o incidente aconteceu durante ação na aldeia cristã de Debel, no sul do Líbano. Enquanto um soldado atingia a estátua de Jesus Cristo com uma marreta, um outro filmou, Outros seis estavam no local e não impediram nem denunciaram a ação.
Os soldados condenados a 30 dias de detenção militar são o que vandalizou a estátua e o que filmou –seus nomes não foram revelados. Em comunicado, a corporação caracterizou a conduta como inaceitável e uma falha moral.
Nas redes sociais, as Forças de Defesa israelense afirmou que substituiu a estátua danificada por seus oficiais e expressou “profundo pesar pelo incidente e está trabalhando para garantir que isso não aconteça novamente no futuro.”
Desde o início dos ataques israelenses no Líbano, em 2 de março, mais de 2.300 pessoas morreram e cerca de um milhão de cidadãos foram obrigados a deixar seus lares. Um cessar-fogo de dez dias foi anunciado no último dia 16 de abril.
Band.com.br