Gonet toma posse no comando da PGR nesta segunda-feira (18)

O novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, toma posse nesta segunda-feira (18), em cerimônia na Procuradoria-Geral da República.

É esperada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outras autoridades dos três poderes. Gonet deve ler o termo de posse e fazer um discurso.

Paulo Gonet é o décimo procurador-geral da República desde a redemocratização. O mandato é de dois anos e ele vai vai suceder a procuradora-geral interina Elizeta de Paiva Ramos, que está no cargo desde o fim de setembro, após a saída de Augusto Aras.

Ao tomar posse como procurador-geral, automaticamente Gonet se torna também o presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), responsável pela fiscalização financeira e administrativa do Ministério Público.

Indicado pelo presidente Lula, o novo procurador passou por sabatina no Senado e foi aprovado no plenário da Casa na semana passada.

A indicação dele teve apoio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes – de quem já foi sócio em uma instituição de ensino – e Alexandre de Moraes, com quem atuou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A expectativa é que a gestão de Gonet busque uma pacificação dentro do Ministério Público. A ideia do novo procurador é virar a página da gestão Aras, que criou atrito com os procuradores da Operação Lava Jato.

Gonet, assim como Aras, não é favorável aos métodos da Lava Jato, mas deve buscar a conciliação do Ministério Público. Ele é visto como um legalista (termo para designar quem defende a execução literal e ortodoxa dos procedimentos jurídicos).

Na avaliação de integrantes da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), o novo procurador-geral vai trabalhar para unificar a categoria, o que é visto como essencial para fortalecer e melhorar a imagem do Ministério Público da União.

com G1

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Caminhada de Nilvan Ferreira em Santa Rita é interrompida após suposto ataque a tiros em Tibiri Fábrica
Digite o assunto de seu interesse: