Uma grande fila se formou neste domingo, 17, para a visitação ao Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A-140), o maior navio de guerra da América Latina. A embarcação atracou na manhã da última quinta-feira e esteve aberto à visitação pública, gratuitamente, das 9h às 17h de hoje. O público, contudo, superou as expectativas e muita gente teve que esperar no sol para entrar no navio.
O fato chamou a atenção do prefeito de Cabedelo, Vítor Hugo, que encaminhou uma equipe ao local para distribuir água às pessoas que esperavam para visitar a embarcação.
Entre os visitantes, houve reclamação por causa do tempo de espera e desorganização.
O navio
A embarcação tem 203 metros de comprimento, é do tipo porta-helicópteros, com hangar para até 18 aeronaves. A sua construção foi nos anos 1990 e em 2017 foi comprado pelo Governo do Brasil e oficialmente integrado à Marinha Brasileira em 2017.
Ao longo da sua história, o NAM Atlântico já integrou diversas operações, entre elas o apoio humanitário. Pela primeira vez na Paraíba, o A-140 integra a Operação “Aderex” 2024, que está sendo realizada no litoral brasileiro, para treinamento da Marinha do Brasil.
Durante a Aderex, o NAM Atlântico realiza diversos exercícios na área marítima entre Recife-PE e Cabedelo-PB, como pouso de aeronaves a bordo, procedimentos para controle de interceptação de aeronaves, combate a ameaças diversas, transferência de carga entre navios no mar e emprego de armamento.
O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, disse que a responsabilidade pela organização da visitação é da Marinha do Brasil. “Dentro do Porto, estamos cuidando e está tudo bem. Mas, o navio é muito atrativo e as pessoas foram convidadas tanto pela Marinha quanto pelo Governo e pelo prefeito de Cabedelo. A Companhia Docas não participou do que aconteceu na parte externa do Porto.“
com ParlamentoPB
Instagram will load in the frontend.
Instagram will load in the frontend.