Para 12 milhões de brasileiros, este fim de semana é o último para preencher a declaração do Imposto de Renda 2024 e enviar antes do término do prazo, na próxima sexta-feira (31).
A Receita Federal já recebeu 31 milhões dos 43 milhões de documentos fiscais que espera para este ano. Quem é obrigado a declarar e não cumprir o prazo, está sujeito a multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
Apenas os moradores dos municípios afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul vão ter o prazo de entrega estendido até o dia 30 de agosto.
Deve declarar o Imposto de Renda em 2024 quem, em 2023:
O programa de declaração do Imposto de Renda pode ser encontrado para download no site da Receita Federal.
Cronograma de restituição
Assim como no ano passado, a restituição só poderá ser feita pelo PIX se a chave for o CPF do contribuinte. PIX que usam o e-mail ou o telefone não podem receber a restituição.
Essa prioridade dada ao modelo pré-preenchido e à restituição por PIX não passa na frente dos grupos prioritários tradicionais, que são (por ordem):
Na prática, é como se essas duas possibilidades (pré-preenchida e PIX) fossem uma quinta opção na lista de prioridades.
Apenas quando todos esses contribuintes da lista receberem suas restituições, a Receita passará a devolver o imposto recolhido em excesso dos demais cidadãos.
com Folha de S. Paulo