Após quase três meses de greve, foi anunciado nessa segunda-feira (24) por meio de nota o fim da greve dos servidores técnicos e docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), a categoria aceitou as propostas do Governo Federal na 193ª Plenária Nacional, realizada nos dias 21 e 22 de junho.
A suspensão da greve está condicionada à assinatura dos Termos de Acordo.
Esta é considerada a maior greve do Sindicato em números absolutos, com 562 das 682 unidades da Rede Federal aderindo ao movimento. Conquistas importantes incluem a recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino (IFEs) e a aprovação no Senado do Projeto de Lei que cria a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
A nota critica a exclusão de servidores aposentados dos ganhos de 2024 e destaca as disputas orçamentárias e políticas entre a categoria e o governo. Ressalta ainda o papel negativo de uma entidade patronal que assinou um acordo rebaixado.
com T5