O delegado-geral da Polícia Civil da Paraíba, André Rabelo, assinou nesta quinta-feira, 26 de setembro, um termo de contratação com a Energisa Paraíba, que irá possibilitar a substituição e descarte de equipamentos de iluminação ineficientes por aparelhos de LED na Central de Polícia Civil, no bairro do Geisel, bem como a troca dos aparelhos de ar-condicionado que também estejam ineficientes. A parceria vai representar uma economia – para a Polícia Civil – de aproximadamente R$ 45 mil por ano nas contas de energia.
A reunião para assinatura do termo aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Serão substituídos 254 equipamentos de iluminação e 20 aparelhos de ar-condicionado, que foram analisados pelas equipes da Energisa e do setor de Engenharia da Delegacia-Geral. A parceria foi possível após um projeto da Polícia Civil ser aprovado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa distribuidora de energia.
Na avaliação de André Rabelo, o projeto é de grande importância não apenas para os servidores que trabalham na Central de Polícia, como também para a população em geral. “Primeiro, porque teremos uma economia considerável de recursos públicos. Além disso, a Central de Polícia em João Pessoa recebe milhares de pessoas semanalmente, dia e noite, para prestar serviços diversos, e esses usuários dos serviços também poderão usufruir de ambientes mais iluminados e melhor climatizados”, destacou o delegado-geral.
O diretor-presidente da Energisa Paraíba, Márcio Zidan, destaca o Programa de Eficiência Energética já investiu mais de R$ 40 milhões na Paraíba. “Essa é mais uma importante parceria que firmamos com instituições do estado, possibilitando não só uma redução no consumo de energia e na conta de luz da Polícia Civil, mas também contribuindo para o desenvolvimento da Paraíba. As iniciativas de eficiência energética estão alinhadas aos nossos compromissos ESG e se desdobram em benefícios socioambientais importantes para toda a sociedade.”
A Central de Polícia abrange a sede da 1ª Superintendência de Polícia Civil e concentra diversas delegacias especializadas, a Central de Flagrantes, a Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Coordeam), a Carceragem, entre outras unidades da PCPB.
com Assessoria PC/PB