Páginas impulsionam anúncios falsos de ajuda para o Rio Grande do Sul nas redes sociais

Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que analisa a veiculação de fake news e desinformação nas redes sociais durante os primeiros dias da tragédia climática no Rio Grande do Sul mostra que páginas impulsionaram anúncios fraudulentos de ajuda ao estado nas redes sociais. Os anúncios ocorreram principalmente nas geridas pela Meta, como Instagram e Facebook.

Durante os dias 6 e 8 de maio, foram identificados 351 anúncios fraudulentos associados às enchentes de algum modo. O estudo aponta que os anúncios impulsionados buscam obter renda de maneira ilegal, utilizando a tragédia para aplicar o golpe.

Dentre os principais anúncios fraudulentos, as páginas fingiam ser perfis reais de arrecadações, personalidades públicas e até redes de lojas. Um dos anúncios veiculava falas do apresentador Luciano Huck e do governador do estado, Eduardo Leite, com links que levavam a uma arrecadação em um site que simulava um portal de notícias e pedia doações.

Outro, anunciado pela página “Lajeado Notícias”, veiculava o vídeo de um tweet falsamente atribuído à página Choquei, com Luciano Hang, dono das Lojas Havan agradecendo pela arrecadação de R$ 1 milhão. O link leva a um site falso, semelhante ao site da companhia de Hang. Agora, ele se encontra fora do ar.

Em outra das campanhas falsas, uma página se passava pelo vencedor da última edição do Big Brother Brasil 2024, Davi Brito, fazendo uma arrecadação pelo site vakinha.com, diferente do que o famoso fazia, arrecadando pelo próprio Pix. O anúncio foi retirado do ar.

O site oficial da Vakinha, em que qualquer um pode iniciar campanhas para arrecadar verbas, foi veiculado em 324 anúncios nos dias analisados. Outros sites com anúncios fraudulentos imitavam a URL ou design do site oficial da Vakinha. Em 37 anúncios, um site fake das Lojas Havan foi veiculado fingindo divulgar campanha em auxílio ao Rio Grande do Sul.

Redes sociais oficiais, como Instagram e WhatsApp também apareceram linkadas nos anúncios com fraudes.

Saiba como doar de verdade para o Rio Grande do Sul
Para contribuir com as vítimas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Central Única das Favelas (CUFA) realizam a campanha “Band Abraça o Rio Grande do Sul”. Você pode enviar sua doação via PIX direto da sua conta para a CUFA pelo e-mail: [email protected].

Ou pelas contas:

Bradesco – 237
Agência: 0087
C/C: 3582-3

Itaú – 341
Agência: 0402
C/C: 17369-4

Band.com.br

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Casal dono da Vai de Bet fica em silêncio durante depoimento à polícia em Campina Grande
Digite o assunto de seu interesse: