Notícias da Paraíba

Mais de 34% dos municípios da PB não atingiram índice de alfabetização, aponta Inep

O desafio de atingir a meta de alfabetizar crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental não foi atingido por 76 dos 223 municípios paraibanos. Ao todo, mais de 34% dos alunos matriculados nas redes municipais não atingiram a meta do Indicador Criança Alfabetizada.

O Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aponta como os dez piores desempenhos obtidos pelas cidades: São Miguel de Taipu (10,1), Cuité de Mamanguape (10,3), Duas Estradas (11,1), São José do Bonfim (12,0), Ibiara (13,1), Santa Cecília (13,4), Serra Redonda (14,6), Serra da Raiz (17,4), Itaporanga (18,0) e Sossêgo (18,5).

Pelo ranking, o indicador aponta que os estudantes leem palavras, frases e textos curtos, localizam informações em textos curtos e inferem informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal.

O indicador é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O relatório revela, também, que alguns municípios vem superando a meta estipulada pelo governo federal. Marizópolis foi o primeiro e único município paraibano a atingir o índice de 100% no percentual de alunos alfabetizados, e faz parte dos 63 dos 5.570 municípios brasileiros que atingiram o índice máximo. A capital, João Pessoa, ocupa o primeiro lugar dos municípios com mais de 100 mil habitantes.

As 10 cidades paraibanas com os melhores índices são: Marizópolis (100,0), Pilõezinhos (98,6), Uiraúna (98,1), Princesa Isabel (97,5), Pedra Branca (95,6), São Domingos do Cariri (95,5), São Sebastião do Umbuzeiro (95,0), Areial (92,9), Zabelê (91,2) e Manaíra (91,1).

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca garantir que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, com um foco especial em recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia.

Desempenho da Paraíba
A meta e índice de crianças alfabetizadas na idade certa na Paraíba é melhor do que antes da pandemia Em 2023, 51% das crianças paraibanas da rede pública de ensino alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Inep para o 2º ano do ensino fundamental. O resultado aponta um aumento de 6 pontos percentuais em relação ao ano de 2019 – antes da pandemia –, quando, segundo o levantamento, o estado apresentou um índice de 45% de crianças alfabetizadas na idade certa.

com T5

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Homem é morto a tiros no estacionamento do Habib’s no bairro dos Bancários, em João Pessoa; suspeitos são presos
Digite o assunto de seu interesse: