Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar neste sábado (21). Os alertas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e possuem gravidade amarela, com baixo risco de incêndios e perigos à saúde, e laranja, quando o risco de incêndios e danos à saúde é maior.
O alerta amarelo é válido para 95 cidades do Agreste e Sertão. Nele, o Inmet fala sobre umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
Ainda segundo o Inmet, as orientações para a população é de ingestão de bastante líquido; evitar o desgaste físico nas horas mais secas; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes; e solicitar ajuda à Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193) em caso de problemas.
No alerta laranja, válido para 17 cidades, o Inmet informa que a umidade relativa do ar vai variar ente 20% e 12%, com riscos de incêndios florestais, danos à saúde, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Além das recomendações anteriores, o Inmet pede que a população afetada pelo alerta laranja reforce o uso de hidratante para pele e que tenha atenção com relação a umidificação dos ambientes em casa.
Confira abaixo a lista de municípios afetados pelo alerta amarelo:
Confira abaixo a lista de municípios afetados pelo alerta laranja:
com ClickPB