O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou na manhã desta sexta-feira (30) sobre a possibilidade da Paraíba receber um trecho da ferrovia Transnordestina em entrevista aos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra.
De acordo com o chefe do Executivo, o estado não consta no projeto original mas pode ser acrescentado se houver o entendimento de que é importante tal ligação. Para Lula, o mesmo vale para o estado, do Rio Grande do Norte.
“Não tem a Paraíba (no projeto) porque a Paraíba e o Rio Grande do Norte não estavam no projeto original. Mas na medida que os governadores entendam que é importante para o estado, não custa nada você fazer ligação”, disse Lula.
“Porque o que nós queremos é que o Brasil tenha um sistema de ferrovias que seja uma espécie de uma ‘espinha de peixe’. Que você tenha as transversais e as verticais se cruzando para gente poder baratear o chamado Custo Brasil. Para gente garantir que os produtos vão chegar. Seja da indústria, seja da agricultura, vão chegar no lugar certo”, completou.
O Custo Brasil é uma denominação genérica dada a uma série de custos de produção, ou despesas incidentes sobre a produção, que tornam difícil ou desvantajoso para o exportador brasileiro colocar seus produtos no mercado internacional, ou então tornam inviável ao produtor nacional competir com os produtos importados.
com ClickPB