Notícias da Paraíba

Justiça Federal na Paraíba divulga programação da Semana Regional de Conciliação e Cidadania

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) participará, pelo segundo ano consecutivo, da Semana Regional de Conciliação e Cidadania (SRCC). O evento, que ocorrerá de 19 a 23 de agosto com o tema “Pessoas com Deficiência: inclusão e acessibilidade”, é promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal Regional Federal da 5a Região (TRF5), abrangendo os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Na Paraíba, a programação é organizada pelos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) dos Fóruns de João Pessoa e Campina Grande. Diversas entidades participam da ação, incluindo a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), as Secretarias do Estado do Desenvolvimento Humano/PB, Educação e Saíde, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), CAIXA, o Instituto de Polícia Científica (IPC), UNIPÊ, a Advocacia Geral da União – AGU, Hospital Clementino Fraga e Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa.

Programação em João Pessoa
No Cejusc/JFPB de João Pessoa, ocorrerão mais de 300 audiências pré-processuais e processuais de conciliação, boa parte delas focadas na inclusão e acessibilidade. O Projeto Conciliador Mirim promoverá ações de educação para a cultura de paz na Escola Estadual de Educação Especializada Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira, vinculada à Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). Também serão oferecidos os seguintes serviços:

  • Jurídico e social: ingresso de ações, consulta de processos, emissão de registros públicos e documentações básicas.
  • Saúde: medição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação contra gripe e COVID-19.
  • Roda de Conversa: sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com intérprete de Libras.
  • Exposição: de telas artísticas de Robson Xavier, em parceria com a FUNAD, envolvendo crianças e adolescentes com síndrome de Down.
  • Apresentações: grupo de ballet PcD do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (CAEHH) e musical de violino e dança “Amanda na luta pela inclusão social”.

A juíza federal Adriana Nóbrega, coordenadora do Cejusc/JFPB, destacou a importância da ação. “Esse evento interinstitucional é essencial para promover a inclusão e a acessibilidade, oferecendo uma ampla gama de serviços que beneficiam diretamente parcela do nosso público-alvo: pessoas com deficiência. Nossa meta é proporcionar uma Justiça cada vez mais acessível e acolhedora, além de fortalecer a cultura de paz e a educação inclusiva.”

Programação em Campina Grande
Em Campina Grande, a programação inclui audiências sobre Benefícios de Prestação Continuada (BPC), Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e isenção de IRPF, além de ações cidadãs como:

  • Projeto Conciliador Mirim na Escola Municipal Manoel Francisco Motta, referência na inclusão de alunos com deficiência;
  • Participação da Secretaria Municipal de Saúde, oferecendo serviço de aferição de pressão arterial e medição de glicose na sede da Justiça Federal de Campina Grande;
  • Roda de Conversa: “O Judiciário de mãos dadas com a inclusão – entendendo o universo da pessoa com deficiência”, com a participação de Rosilene Sousa (Diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE), Fábio Almeida (o Advogado do Instituto dos Cegos de Campina Grande) e Renata Villarim (Presidente da Comissão Nordeste Direitos das pessoas com autismo da Associação Brasileira de Advogados);
  • Entrega de materiais de limpeza e higiene pessoal à APAE-CG, arrecadados junto a instituições parceiras como OAB/PB, CAIXA, UNIFACISA, MPF, INSS e DPU;
  • Orientação jurídica aos familiares de alunos da APAE/CG, por instituições parceiras.

Assessoria JFPB

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Últimas

Mais lidas

1

Estado vai começar a pagar vale-alimentação de R$ 600 após o período eleitoral, afirma secretário
Digite o assunto de seu interesse: