A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) participará, pelo segundo ano consecutivo, da Semana Regional de Conciliação e Cidadania (SRCC). O evento, que ocorrerá de 19 a 23 de agosto com o tema “Pessoas com Deficiência: inclusão e acessibilidade”, é promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal Regional Federal da 5a Região (TRF5), abrangendo os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Na Paraíba, a programação é organizada pelos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) dos Fóruns de João Pessoa e Campina Grande. Diversas entidades participam da ação, incluindo a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), as Secretarias do Estado do Desenvolvimento Humano/PB, Educação e Saíde, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), CAIXA, o Instituto de Polícia Científica (IPC), UNIPÊ, a Advocacia Geral da União – AGU, Hospital Clementino Fraga e Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa.
Programação em João Pessoa
No Cejusc/JFPB de João Pessoa, ocorrerão mais de 300 audiências pré-processuais e processuais de conciliação, boa parte delas focadas na inclusão e acessibilidade. O Projeto Conciliador Mirim promoverá ações de educação para a cultura de paz na Escola Estadual de Educação Especializada Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira, vinculada à Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). Também serão oferecidos os seguintes serviços:
A juíza federal Adriana Nóbrega, coordenadora do Cejusc/JFPB, destacou a importância da ação. “Esse evento interinstitucional é essencial para promover a inclusão e a acessibilidade, oferecendo uma ampla gama de serviços que beneficiam diretamente parcela do nosso público-alvo: pessoas com deficiência. Nossa meta é proporcionar uma Justiça cada vez mais acessível e acolhedora, além de fortalecer a cultura de paz e a educação inclusiva.”
Programação em Campina Grande
Em Campina Grande, a programação inclui audiências sobre Benefícios de Prestação Continuada (BPC), Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e isenção de IRPF, além de ações cidadãs como:
Assessoria JFPB