O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (3) um alerta laranja de perigo de acumulado de chuva para 31 municípios paraibanos e um alerta amarelo de perigo potencial de acumulado de chuva para 62 cidades paraibanas. Ambos tiveram início às 10h desta segunda-feira. A diferença é que o alerta laranja vai até 10h desta terça-feira (4) e o alerta amarelo vai até 10h desta quarta-feira (5).
Com relação ao alerta laranja, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Há ainda riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. O alerta está restrito a municípios litorâneos e, além de Paraíba, atinge municípios de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Já com relação ao alerta amarelo, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O alerta também está restrito a municípios litorâneos e, além de Paraíba, se expande para municípios de Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Em ambos os casos, pede-se que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo. As outras recomendações diferem um pouco a depender do grau de alerta.
No caso do alerta laranja, pede-se que as pessoas observem alteração nas encostas e sempre que possível desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, o importante é proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos. Já para o alerta amarelo, a recomendação é que observem alteração nas encostas e evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de emergência, as populações dos municípios podem obter informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja lista de cidades em alerta laranja
Veja lista de cidades em alerta amarelo
G1 PB