Humberto Costa diz que forças externas querem “minar” candidatura própria do PT em João Pessoa

O senador pernambucano Humberto Costa, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) nacional do Partido dos Trabalhadores, disse na manha desta sexta-feira que forças externas querem minar a candidatura própria petista, em João Pessoa.

Em nota divulgada nessa quinta-feira (14), Costa determinou a suspensão do processo local de definição de tática eleitoral do PT na Capital. Em outras palavras, as prévias para escolha do pré-candidato ou pré-candidata da sigla à Prefeitura do João Pessoa.

De acordo com Humberto Costa, a decisão foi para proteger o PT e evitar conflitos. Ele negou qualquer tipo de intervenção no processo e deixou claro que é contrário à tese defendida por alguns petistas, que é a de aliança com o prefeito e pré-candidato a reeleição Cícero Lucena (PP), no primeiro turno.

“Nós tivemos uma reunião com o presidente Lula nessa semana, onde nós discutimos o processo eleitoral no Brasil inteiro, e nessa reunião nós identificamos alguns municípios onde era necessário uma atenção especial por parte da direção do Partido (…) o caso de João Pessoa, porque devido aos últimos acontecimentos, retirada de candidaturas, decisão de fazer prévia, tem um potencial muito grande de termos aí um conflito muito grande. Então, nesse sentido, não houve uma decisão da direção nacional. Houve um pedido de uma indicação do GTE, que eu encaminhei à presidenta Gleisi, no sentido de que esses municípios, a condução do processo fosse feito pela direção nacional”, disse Humberto.

O documento com a suspensão das prévias foi endereçado ao presidente municipal do PT Marcos Túlio. A disputa interna estava marcada para o dia 7 de abril e entre os nomes no páreo está o da deputada estadual Cida Ramos. Por outro lado, na última segunda-feira (11), o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) desistiu de participar da escolha interna.

De acordo com o ofício, a tática eleitoral de João Pessoa será discutida pelo Diretório Nacional em reunião marcada para acontecer no dia 26 de março.

“Na condição de coordenador-geral do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT, após consulta à maioria dos integrantes daquele colegiado e diante da relevância do processo eleitoral em várias cidades do país para o projeto nacional do PT , entre as quais se inclui João Pessoa, encaminhei à Direção Nacional do partido, com base na Resolução CEN de 28 de setembro de 2023, que a tática eleitoral deste município seja discutida pelo Diretório Nacional em sua próxima reunião a ser realizada no dia 26 de março do corrente”, traz o documento.

Na CBN PARAÍBA: Humberto Costa diz que forças externas querem "minar" candidatura própria do PT de João Pessoa

com Jornal da Paraíba

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Estado vai começar a pagar vale-alimentação de R$ 600 após o período eleitoral, afirma secretário
Digite o assunto de seu interesse: