Governo da PB vai ter que fazer campanha contra divulgação de jogos de azar por influencers

O Governo do Estado vai ter que realizar campanhas de divulgação da Lei Estadual que proíbe influenciadores digitais da Paraíba divulgarem os jogos de azar comercializados por plataformas estrangeiras, como o “Jogo do Tigrinho”.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (17) pela Assembleia Legislativa da Paraíba ao analisar um veto do Executivo à exigência da lei sobre a obrigatoriedade do estado em fazer campanhas explicativas.

O governador João Azevêdo (PSB) havia vetado o trecho por entender que a norma invadia a competência privativa do Estado para legislar sobre medidas que causam despesas à administração estadual.

Os deputados avaliaram o evento e optaram por manter o dispositivo no texto que disciplina a realização de campanhas pelo Estado para alertar ao risco dos jogos. O placar foi de 22 votos favoráveis à derrubada do veto e dois contrários.

O que diz a Lei
A Lei Estadual (13075/2024), em vigor desde janeiro, estabelece que os influenciadores digitais que moram na Paraíba estão proibidos de divulgar jogos de azar comercializados por plataformas estrangeiras, a exemplo do jogo “Fortune Tiger”, também conhecido como “Jogo do Tigrinho”. A plataforma é considerada um cassino online ilegal no país.

O texto considera influenciadores digitais as pessoas físicas ou jurídicas que mantêm páginas em redes sociais com mais de 10 mil seguidores, ou sites com acessos únicos mensais superiores a 10 mil.

Com base nisso, os influenciadores que descumprirem a vedação estão sujeitos a multas, que podem variar entre 10 e 50 Unidades Fiscais de Referência da Paraíba (UFR-PB) – R$ 674,60 a R$ 3.373,00, considerando a URF de setembro de 2024, fixado em 67,46.

com Jornal da Paraíba

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