O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), em parceria com a Sociedade Paraibana de Coloproctologia (SPCP), Associação Brasileira de Prevenção de Câncer de Intestino (Abrapreci) e Faculdade Nova Esperança (Famene), iniciou, nesta quinta-feira (14), a exposição do “Intestino Gigante”, um instrumento educativo e lúdico de grande importância na luta contra o câncer colorretal. O evento é gratuito e acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego, das 8h às 20h, até o próximo sábado (16).
A Campanha Março Azul busca chamar a atenção da população para adoção das medidas preventivas, tais como, alterações no estilo de vida e a identificação de sintomas para um diagnóstico precoce. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, a exposição dá início à campanha na Paraíba e destacou importantes ações que estão sendo realizadas com foco na regionalização do atendimento oncológico.
“O Governo do Estado da Paraíba abraçou a ideia dessa exposição porque tem nas suas prioridades o combate ao câncer. O programa Paraíba contra o Câncer, que será lançado nos próximos dias pelo governador João Azevêdo, visa justamente fortalecer a assistência oncológica em toda a Paraíba. E o câncer de intestino está entre os cinco tipos de câncer mais prevalentes que foram escolhidos pela Saúde para entrar nesse projeto, onde a gente pretende ampliar cada vez mais o acesso, principalmente do usuário do interior do estado, a procedimentos como uma colonoscopia em tempo hábil e ter aí a possibilidade da biópsia e do tratamento adequado quando for necessário. Dessa forma, estaremos regionalizando essa atenção”, explicou.
Com uma estrutura de 20 metros de comprimento e 3,5 metros de altura, o “Intestino Gigante” consiste em um corredor que permite que os visitantes tenham uma experiência interativa caminhando no interior de uma instalação que simula o intestino grosso. A circulação do público acontece por meio de um túnel inflável, formando um corredor contínuo da entrada até a saída. Durante a visita, podem ser visualizados exemplos das principais doenças que acometem o órgão, com destaque para o câncer, assim como também são repassadas informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de outras doenças.
Para a coordenadora da Residência de Coloproctologia da Paraíba, Shirlane Frutuoso, a maquete tem função educativa, chamando a atenção principalmente para a prevenção do câncer colorretal. “O intestino gigante tem um caráter lúdico e instrutivo em saúde. Quando a pessoa entra no instrumento, ela é acompanhada por monitores que ensinam cada uma das doenças que acometem a região, sintomas delas e principalmente como evitar o câncer, compreendendo que maus hábitos, como comer pouca fibra, ingerir alimentos gordurosos excessivos, não fazer atividade física, fumar, podem ocasionar a doença. Por isso que estamos chamando a população, para que todos aprendam o autocuidado e a reconhecer os sintomas no próprio organismo”, enfatizou.
O Câncer Colorretal, mais popularmente conhecido como câncer do intestino, é a segunda causa mundial de óbito por câncer no mundo e atinge tanto o gênero masculino, quanto o feminino. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) a estimativa para o triênio de 2023 a 2025 é que o Brasil apresentará 46 mil novos casos de câncer do intestino por ano. A Paraíba tem aproximadamente 400 novos casos por ano.
Secom PB