Professores da Universidade Federal da Paraíba e do Instituto Federal da Paraíba protestaram na manhã desta sexta-feira (3) em evento com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, no Teatro Pedra do Reino, Centro de Convenções de João Pessoa. Os servidores levaram faixas, bandeiras e megafones para reivindicar maiores investimentos no ensino superior.
Nos arredores do teatro, a segurança isolou as entradas para a solenidade de lançamento do programa governamental “Pé-de-Meia”. Os manifestantes foram impedidos de entrar no local com faixas, bandeiras e outros adereços.
De acordo com Hélio Graça, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB), o protesto junta três entidades voltadas à educação e servidores técnico-administrativos. Todos buscam aumento salarial, atualização do plano de cargos e carreiras e recomposição orçamentária.
O ministro Camilo Santana decidiu que, após o evento, vai se reunir com uma comissão de manifestantes para ouvir as demandas da categoria e trabalhar uma solução viável.
“Eu creio que isso foi uma importante sinalização que o Ministério da Educação deu para a gente. Ele mesmo demonstrou interesse em receber os integrantes do comando de greve estadual das três entidades”, disse Hélio Graça.
“A gente veio dialogar com a ‘estudantada’ da rede estadual, do instituto federal. A gente entende que o Pé-de-Meia é um importante programa que o Governo está lançando, mas ao mesmo tempo a gente entende que é de suma importância que os servidores sejam valorizados e sejam enxergados com o mesmo carinho que os estudantes do nosso país”, completou Graça.
com MaisPB