Notícias da Paraíba

Feira de Serviços: Aqui tem Mais Saúde atende população de Sousa e região

A Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde e que faz parte do “Cidadania Democrática”, visitou mais uma cidade do sertão paraibano. Nesse sábado (11), os serviços foram ofertados na ECIT Mestre Júlio Sarmento, em Sousa. A iniciativa segue o calendário das plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE), levando serviços ambulatoriais, exames, vacinação contra influenza, castração para animais, encaminhamentos para o Programa Opera Paraíba e coleta de sangue para doação.

Os atendimentos são sempre realizados das 8h às 14h e a população tem comparecido para usufruir dos serviços de saúde especializados mais próximo de suas residências. Uma das pessoas contempladas foi a dona de casa Maria do Socorro Silva Enedino, de 59 anos, que saiu da Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde com um procedimento vascular marcado. “Eu já precisei ir duas vezes para João Pessoa para tratar das minhas pernas. Eu tenho muitas veias e elas são muito doloridas, é muito ruim. Poder me operar aqui perto vai diminuir muito a minha despesa de ter que ir para a capital e eu ainda vou estar na minha casa mais rápido. Eu vim encaminhada pelo posto perto da minha casa e aqui cheguei com a documentação e foi tudo rápido. Agora é só fazer a cirurgia e comemorar”, ressaltou dona Maria do Socorro.

Para o secretário de Saúde do estado, Jhony Bezerra, trazer os serviços de saúde para estarem cada vez mais perto da população é o principal objetivo da ação itinerante. “Nós juntamos os serviços da SES ao ‘Cidadania Democrática’ e têm sido um sucesso, tanto na adesão da população, quanto no que diz respeito a dar celeridade aos procedimentos de alta e média complexidade. Aqui na feira o paciente já pode trazer os exames, os encaminhamentos, fazer o risco cirúrgico e sair com a cirurgia marcada. É muito mais rapidez no processo de cirurgias eletivas e menos deslocamento para a população. Na feira ele também tem acesso às consultas ambulatoriais, exames laboratoriais e ultrassom, além de poder colocar as vacinas em dia, receber serviços de fisioterapia e orientações diversas sobre bem-estar e saúde”, explica o secretário.

A Feira de serviços: Aqui Tem Mais Saúde conta ainda com duas unidades móveis: a unidade de coleta do Hemocentro da Paraíba e o Castramóvel do Programa Paraíba PET. A diretora do Hemocentro, Shirlene Gadêlha, explica que este momento é importante para recrutar novos doadores e também reforçar o estoque de sangue da Paraíba. “Estaremos com a unidade móvel de coleta durante todas as ações e chamamos a população para aderir, uma vez que a doação de sangue é um ato de solidariedade, voluntário e de amor. Através de uma doação, você ajuda a salvar quatro vidas”, ressalta a diretora.

Já em relação ao cuidados com os animais, a feira tem o cunho educativo e de saúde pública, com a realização da castração de cães e gatos. A gerente operacional das Políticas da Causa Animal, Fabíola Rezende, ressalta que o castramóvel ajuda no controle populacional e diminui o abandono, principalmente em localidades que não possuem um programa de castração para auxiliar tutores e protetores independentes. “Essa é a primeira vez que o Governo do Estado abraça a causa animal e temos toda uma estrutura para atender os animais e a população tem aderido ativamente, além dos protetores independentes e instituições que já cuidam de cães e gatos e aproveitam a oportunidade para avaliar e castrar os animais”, reforça a gerente.

Um dos protetores independentes que compareceu à ação foi Henrique Avelino, que trouxe duas gatas e duas cadelas para realizar o procedimento de esterilização. “A gente sabe o quanto é importante para diminuir o abandono de cães e gatos na rua, uma vez que diminui a população deles por conta da castração. Essa ação aqui é muito boa porque não temos algo parecido aqui na região e isso é uma oportunidade. Torço para que venha mais vezes, pois é ótimo tanto para nós protetores como para a população como um todo, além de diminuir casos de maus tratos”, frisou o protetor.

A feira de serviços conta ainda com testes rápidos de ISTs, aferição de pressão e glicemia. A população também tem acesso às orientações de combate à dengue e pode entender melhor sobre o ciclo de vida do mosquito por meio da ação da entomologia. O calendário da Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde segue o das audiências do ODE, sendo os próximos em: Guarabira (16 de maio), Mamanguape (17 de maio), Catolé do Rocha (31 de maio), Pombal (1 de junho), Patos (7 de junho), Monteiro (8 de junho), Itaporanga (14 de junho), Princesa Isabel (15 de junho), Juazeirinho (5 de julho), Pilar (6 de julho), Itabaiana (12 de julho) e João Pessoa (13 de julho).

Secom PB

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Imagens de satélite mostram antes e depois da destruição na Grande Porto Alegre
Digite o assunto de seu interesse: