Notícias da Paraíba

Deputada federal paraibana é internada no Hospital Sírio Libanês, em Brasília

A deputada federal paraibana Luiza Erundina (Psol-SP) foi internada no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, nessa quarta-feira (5). De acordo com o partido, “o quadro da parlamentar é estável e ela está esperando o resultado de exames”.

Segundo deputados do Psol, Erundina passou mal após uma discussão na Comissão dos Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados que analisava o PL 1156/2021 que propõe instituir a responsabilidade do Estado Brasileiro em identificar publicamente lugares de repressão política utilizados por agentes da ditadura civil-militar (1964 -1985).

A deputada Erika Hilton (Psol) disse que Luiza Erundina foi para a UTI “por conta do nervoso que foi submetida na Comissão de Direitos Humanos”.

O hospital Sírio Libanês não confirma a internação da deputada na UTI. Questionada, a assessoria do hospital respondeu, por volta das 21h: “Não temos informações para divulgar até o momento”.

Nas imagens feitas pela Câmara dos Deputados, é possível ver a movimentação em torno de Luiza Erundina, enquanto o deputado Ivan Valente (Psol) discursava. Foi neste momento que ela passou mal.

Pouco antes, Erundina havia discursado em defesa da Comissão da Verdade e contra a ditadura militar no Brasil e os crimes de morte e tortura ocorridos à época. A deputada se opôs às falas de parlamentares que são contra a identificação dos locais onde a repressão política ocorreu no Brasil.

Erundina foi aplaudida pelos colegas após o discurso. Depois de alguns minutos, enquanto o colega de bancada do PSol falava, ela passou mal e a sessão foi suspensa.

Durante a sessão, não houve ataque direto à deputada Erundina. Os colegas da parlamentar disserqm que foi pelo “contexto de ódio” que ela passou mal.

Luiza Erundina Nascimento completa 90 anos em novembro. Ela nasceu em 30 de novembro de 1934 em Uiraúna, na Paraíba.

Assistente social e deputada federal, Luiza Erundina foi prefeita de São Paulo pelo PT de 1989 a 1992. Foi a primeira mulher a comandar a prefeitura da capital paulista.

com G1 DF

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Homem é morto a tiros no estacionamento do Habib’s no bairro dos Bancários, em João Pessoa; suspeitos são presos
Digite o assunto de seu interesse: