A Energisa registrou 300 colisões em postes na Paraíba no primeiro semestre de 2024. De acordo com a concessionária, o número representa um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2023. A Capital Paraibana lidera o número de ocorrências, com 74 colisões, seguida por Campina Grande (35), Esperança (33), Mamanguape (28) e Patos (27).
A Energisa ressalta a importância dos dados, já que a colisão com postes pode gerar mortes e transtornos no trânsito, além de abalroamentos que também podem causar a interrupção de energia elétrica em residências, escolas, comércios e hospitais.
Com a derrubada de postes, a Energisa destaca que a instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas e quem paga o prejuízo é o motorista responsável pelo acidente, conforme regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Caso uma colisão com postes aconteça, a Energisa recomenda que o motorista evite sair do veículo, já que pode haver o risco de choque elétrico, uma vez que podem existir cabos sobre o veículo ou próximos não visualizados pela vítima.
Vale lembrar que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); o Corpo de Bombeiros; e a Energisa devem ser acionados para realizar todos os procedimentos com segurança. Para quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa.
Nos fins de semana e feriados prolongados, os cuidados devem ser redobrados, quando há maior ingestão de bebidas alcoólicas, aumento do fluxo de veículos nas estradas, entre outros fatores. Verificar os pneus e fazer a manutenção do veículo são fundamentais para assegurar uma direção segura.
Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser acionada pelo telefone 0800-083-0196, através do aplicativo Energisa On ou pelo WhatsApp (83) 99135-5540.
com Assessoria Energisa
1
2
3
4
5