O início de 2024 foi marcado pelas temperaturas acima da média em toda a Paraíba. De acordo com a Meteorologista da AESA (Agência Executiva das Águas), Marle Bandeira, o forte calor no estado é atribuído ao fenômeno conhecido como “El Niño”.
“O hemisfério sul está na estação do verão. O verão traz essas temperaturas mais altas, porém, também temos a influência do fenômeno ‘El Niño'”, declarou.
Marle explicou que o “El Niño”, conhecido como o aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico, atua desde junho de 2023, contribuindo para uma área de subsidência, que é uma área de redução de nebulosidade na faixa das regiões Nordeste e Norte do Brasil.
“Desde junho estamos sob essa influência trazendo temperaturas mais elevadas. Tivemos um inverno com temperaturas acima da media, junto da primavera e agora o verão também com a temperatura acima da média associadas ao El Nino”, afirmou Marle.
No Sertão, Cariri e, principalmente, Curimataú, o período mais chuvoso vai de fevereiro a maio e essa variação ocorre devido à alta concentração de umidade no ar e às altas temperaturas ocasionadas pelo verão.
A meteorologista também previu chuvas dentro da média histórica, mas com irregularidade acentuada no próximo trimestre.
com MaisPB