Atendendo proposta do deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou na manhã desta terça-feira (23) o Projeto de Lei Ordinária que transforma o pastel de carne com açúcar em patrimônio cultural e imaterial do Estado.
“O pastel de carne com açúcar é uma iguaria única da Paraíba, com raízes profundas na culinária local. Sua história remonta a tradições familiares e receitas passadas de geração em geração. Essa combinação peculiar de carne e açúcar cria um sabor inigualável que cativa tanto os habitantes locais quanto os visitantes. A preparação cuidadosa e os ingredientes frescos contribuem para a singularidade desse prato, transformando-o em uma delícia característica da rica culinária paraibana”, diz a justificativa do PLO apresentado em novembro do ano passado.
Em plenário, Tovar reforçou sua defesa do projeto lembrando que a advogada Juliette Freire, vencedora do Big Brother Brasil, chegou a falar sobre a iguaria durante o confinamento e citou ter amigos potiguares que vêm à Paraíba e levam a iguaria para casa porque não a encontram por lá.
A única a discordar da proposta foi a deputada Cida Ramos (PT). Ao mesmo tempo em que pontuou que açúcar faz mal à saúde, a parlamentar aconselhou o colega a se aprofundar no conhecimento das gastronomias quilombola e indígena que, segundo ela, representam com mais fidedignidade a identidade paraibana.
com ParlamentoPB