Notícias da Paraíba

Aqui Tem Mais Saúde oferta consultas médicas e serviços para a população de Guarabira

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou, nesta quinta-feira (16), mais uma edição da Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde. A feira aconteceu na Escola Estadual José Soares de Carvalho, no horário das 8h às 14h, em Guarabira. A ação faz parte do “Cidadania Democrática”, evento promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, com a finalidade de aproximar os serviços dos órgãos estaduais à população, durante os dias em que são realizadas as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE).

A Feira de Serviços: Aqui tem Mais Saúde oferta 680 fichas que são distribuídas entre atendimento médico com clínicos; atendimento com médicos cirurgiões gerais; consultas cardiológicas para realização de risco cirúrgico; exames laboratoriais pré-operatórios; ultrassonografias e marcação de procedimentos eletivos para o Programa Opera Paraíba, além de vacinação contra a influenza, testes rápidos de ISTs, aferição de pressão e glicemia. A unidade de coleta móvel do Hemocentro também faz parte da iniciativa para ampliar o número de doadores de sangue em todo o estado.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, o objetivo da ação itinerante é aproximar os serviços de saúde da população, proporcionando assim a realização de procedimentos de forma ágil e eficiente. “Nós juntamos os serviços da SES ao ‘Cidadania Democrática’ e tem sido um sucesso, tanto na adesão da população, quanto no que diz respeito a dar celeridade aos procedimentos de alta e média complexidade. Aqui na feira o paciente já pode trazer os exames, os encaminhamentos, fazer o risco cirúrgico e sair com a cirurgia marcada. É muito mais rapidez no processo de cirurgias eletivas e menos deslocamento para a população”, explicou o secretário.

O Castramóvel do programa Paraíba Pet é outro importante destaque da iniciativa e está presente nos eventos realizando coleta de sangue, cadastros e procedimentos de castração em cães e gatos. Para a dona de casa Sandra Batista da Silva, 54 anos, o serviço foi essencial para que ela conseguisse castrar seu gato “Galego”.

“Há muito tempo que eu queria castrar meu gato, porém não tinha condições financeiras. Mas hoje estou muito feliz com a realização da castração. Agora Galego não sai mais de casa! Essa é uma ajuda importante que o Governo oferece para a população, principalmente porque muitos dos serviços aqui são essenciais, como marcar uma cirurgia, tomar vacina e castrar os animais”, frisou.

O montador de móveis Flávio Gomes da Silva, de 37 anos, que estava há mais de dois meses tentando marcar a cirurgia de postectomia (fimose) do seu filho Jhonata Emanuel Inácio da Silva, de 12 anos, ficou surpreso com a facilidade com a qual conseguiu agendar o procedimento após passar pelo atendimento do programa Opera Paraíba Pediátrico.

“Eu vinha tentando a cirurgia do meu filho de outras formas, mas não havia conseguido. E hoje, aqui nessa feira de saúde do estado, conseguimos resolver tudo. Aqui fizemos a consulta, os exames e estamos saindo já com a data da cirurgia. Tudo aqui é nota 10. Fica a sensação de alegria, estamos muito felizes por essa cirurgia para o nosso filho, e felizes também com o atendimento aqui”, pontuou.

No total, em Guarabira, foram atendidas 1.749 pessoas que passaram pelos atendimentos: Central de Transplantes (260); Ultrassonografias (50); Clínico Geral (110); Cirurgião Geral (100); Hemocentro (43); Classificação de risco (70); Fisioterapia (50); Ortopedia (90); Testes rápidos (148); Imunização (102); Exames Laboratoriais (600); Castrações (06) e Vigilância Entomológica (Dengue) (100);

O calendário da Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde segue juntamente com o das audiências do ODE: Mamanguape (17 de maio), Catolé do Rocha (31 de maio), Pombal (1 de junho), Patos (7 de junho), Monteiro (8 de junho), Itaporanga (14 de junho), Princesa Isabel (15 de junho), Juazeirinho (5 de julho), Pilar (6 de julho), Itabaiana (12 de julho) e João Pessoa (13 de julho).

Secom PB

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Imagens de satélite mostram antes e depois da destruição na Grande Porto Alegre
Digite o assunto de seu interesse: