Anielle Franco diz a integrantes do governo ter sido vítima de assédio sexual de Silvio Almeida

Antes da demissão do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, nesta sexta-feira (6), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, confirmou a integrantes do governo federal, que foi vítima de assédio sexual por parte do agora ex-auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Almeida foi denunciado por mulheres vítimas de suposta violência sexual. Mais cedo, a primeira-dama Janja da Silva publicou nas redes sociais uma foto na qual aparece beijando a testa de Anielle.

Janja publica foto com Anielle Franco depois de denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida | O Tempo

Segundo o Me Too Brasil, as supostas vítimas autorizaram a divulgação das denúncias à imprensa, mas suas identidades foram mantidas em sigilo. “Como ocorre frequentemente em casos de violência sexual envolvendo agressores em posições de poder, essas vítimas enfrentaram dificuldades em obter apoio institucional para a validação de suas denúncias”, destacou a instituição.

O movimento afirma oferecer “suporte incondicional às vítimas, mesmo que isso envolva enfrentar grandes forças e influências associadas ao poder do acusado”. “A exposição de um suposto agressor poderoso pode encorajar outras vítimas a romperem o silêncio. Em muitos casos, o abuso não ocorre isoladamente, e a denúncia pode abrir caminho para que outras pessoas também busquem justiça”, acrescentou o Me Too Brasil.

Lula demite ministro
Nesta sexta-feira, o presidente Lula exonerou Silvio Almeida do cargo. Após reunião com o agora ex-ministro no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo disse que a situação dele era insustentável e o tirou do cargo.

“O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual”, afirmou nota da Presidência.

A existência das denúncias foi divulgada nessa quinta-feira pelo portal “Metrópoles” e confirmada em nota pública pelo Me Too.

Silvio Almeida nega as acusações.

com R7.com

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Estado vai começar a pagar vale-alimentação de R$ 600 após o período eleitoral, afirma secretário
Digite o assunto de seu interesse: