O radiotelescópio Bingo, que será montado em Aguiar, município do Vale do Piancó, no Sertão Paraibano, terá uma “Cidade da Astronomia”, com planetário e museu, de acordo com o governador João Azevêdo.
A informação foi veiculada nesta segunda-feira (16) durante o programa de rádio Conversa com o Governador.
Clique neste link e receba no seu WhatsApp as notícias do Portal Paraíba Dia a Dia
Segundo o gestor, o projeto também vai contar com auditório, onde estão sendo investidos mais de R$ 75 milhões no turismo da Paraíba.
“Para visitar esse radiotelescópio, nós estamos construindo uma unidade, que é a ‘Cidade da Astronomia’, onde você vai ter, além da ‘Cidade da Astronomia’, auditório, museu, um grande planetário, onde o turista vai ser recepcionado nessa ‘Cidade da Astronomia’. A partir dali, ele pegará um micro-ônibus e vai até o local onde estão sendo construídas as estruturas e antenas, para tirar fotografia, para registrar, para conhecer essa experiência que a gente quer fazer. Isso tudo são investimentos de mais de R$ 75 milhões, que nós estamos fazendo na Paraíba, na ciência, tecnologia, turismo e empreendedorismo”, explicou João Azevêdo.
Ainda de acordo com o governador, equipamentos como a casa de comando e usina solar que devem atender o radiotelescópio já estão prontos. João destacou que os últimos equipamentos para a montagem do Bingo já estão a caminho do Brasil.
“A gente já terminou a terraplenagem, construção da casa de comando, a usina solar, está fazendo agora as fundações em concreto, que são as bases para receber as torres e esses refletores, porque tudo isso foi fabricado na China. Já partiu de lá os últimos containers com os equipamentos para poder a gente montar. E nós estamos recebendo essa missão de uma empresa chamada CET-C54, que foi quem produziu, fabricou todas as peças para a montagem do Projeto Bingo”, destacou.
João Azevêdo revelou ainda que as antenas do radiotelescópio possuem altura equivalente a um prédio de 15 andares.
“As antenas ficarão de uma altura de um prédio de 15 andares, para a gente poder ter uma noção de tamanho, lá no município de Aguiar, que é uma região que é livre de interferência eletromagnética, por isso que foi escolhido esse local para ser feito”, revelou João.
Por fim, o governador da Paraíba destacou o desenvolvimento para o turismo da região.
“Imagina o que vai acontecer com essa cidade chamada Aguiar. Imagina o que vai acontecer com a cidade chamada Carrapateira, que é bem próximo lá desse telescópio. Ou seja, tudo isso vai beneficiar e criar um circuito turístico completamente diferente, porque quem for ao Bingo, logo depois vai poder ir ao Vale dos Dinossauros, em Sousa, que é pertinho, depois ir para Cajazeiras, lá no Museu de Arqueologia que a gente está construindo. A gente está criando um novo circuito de turismo muito específico, que na Paraíba já é comum a gente receber turistas lá na Pedra da Boca, lá no Lajeiro de Pai Mateus, aqui na Pedra do Ingá. E agora vamos ter mais um circuito importante, integrando o Vale dos Dinossauros com o Projeto Bingo”, concluiu.
com ClickPB