Militares, pesquisadores, gestores públicos e estudantes se reúnem nesta quarta (21) e quinta-feira (22) para debater o uso da cibernética nas áreas de Defesa e Segurança. A programação faz parte do V Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação (ERENEEI), que acontece no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.
Organizado pelo Comando Militar do Nordeste, o evento tem como objetivo aproximar instituições civis e militares, incentivar pesquisas sobre tecnologias aplicadas à Defesa e ampliar a rede de contatos entre pesquisadores, universidades, empresas e órgãos públicos.
Os temas discutidos estão divididos em módulos que abordam Tecnologias Disruptivas, Iniciativas do Instituto Militar de Engenharia (IME), Inteligência Artificial, Manufatura Aditiva, Tecnologias Quânticas, Robótica Móvel, Sensoriamento Avançado, Fomento e Empreendedorismo.
Durante os dois dias, estandes de projetos relacionados às temáticas do evento estarão abertos à visitação no hall do auditório. Participam dessas exposições o Exército Brasileiro, a UFPB, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o UNIPÊ e o SENAC/PB.
A proposta também busca fortalecer o apoio à pesquisa por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ/PB) e de outras instituições nacionais ligadas à inovação e ao setor de Defesa.
Jornal da Paraíba