Vítima de acidente por animal peçonhento tem atendimento negado no HU de João Pessoa

Um homem vítima de acidente por animal peçonhento teve o atendimento negado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) na manhã deste sábado (19), em João Pessoa. Ele chegou a desmaiar aguardando o atendimento, que nem assim foi feito.

Em razão da urgência na situação, populares levaram a vítima ao HU, que é referência no atendimento a acidentes com animais peçonhentos em João Pessoa. Porém, ao chegar no local se depararam com a negativa do atendimento, tendo sido informados de que a unidade só atende pessoas picadas por serpentes, aranhas ou escorpiões.

O acidente teria acontecido após contato com uma lagarta de fogo.

Nem mesmo com a vítima desmaiada o atendimento foi realizado. Em contato com o hospital, o plantonista do dia informou que o hospital atende apenas vitimas de picadas de aranha, escorpião ou serpente e que em qualquer outra urgência é informado que a pessoa deve buscar atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Diante da recusa, e indignados com a situação, parentes da vítima partiram em busca de uma unidade hospitalar que resolvesse o problema. No Hospital Edson Ramalho, que sequer é referência em acidentes com animais peçonhentos, foram prontamente recebidos e o atendimento foi feito.

Em nota, o HULW reforçou que só atende acidentes causados por animais como serpentes (cobras), escorpiões e aranhas. No caso do problemas com outros animais, como as lagartas de fogo, o atendimento deve ser buscado em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

NOTA OFICIAL

Em atenção a fato relatado em sites de informação neste sábado 19 de outubro de 2024, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) vem esclarecer que o seu perfil de atendimento em relação a acidentes com animais é relacionado a animais peçonhentos, ou seja, serpentes (cobras), escorpiões e aranhas, para os quais existe a necessidade de aplicação de soro específico e vigilância e acompanhamento do paciente. Acidentes com outros animais, a exemplo do relatado (lagarta-de-fogo), são atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento.

O HULW reitera seu compromisso de cuidado com excelência, civilidade e cordialidade, pelos quais é amplamente reconhecido na sociedade, e reforça que o fato ocorrido, já está sendo apurado para que as medidas cabíveis, se necessárias, sejam efetivadas.

com ClickPB

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Casal dono da Vai de Bet fica em silêncio durante depoimento à polícia em Campina Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse: