TRE-PB conclui preparação de mais de 11 mil urnas eletrônicas para as eleições municipais

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) concluiu nesta sexta-feira (27) a preparação de mais de 11 mil urnas eletrônicas para as Eleições Municipais de 2024, realizadas no próximo domingo (6) de outubro.

A ação começou na última segunda-feira (23) no Núcleo de Voto Informatizado (NVI) no bairro José Américo, em João Pessoa e outras quatro unidades espalhadas por todo o estado, nas cidades de Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras.

O trabalho realizado pelas equipes do Tribunal tem o objetivo de preparar as 11.616 unidades de urnas eletrônicas, realizando testes de funcionamento e segurança, para então serem enviadas aos locais de votação.

Segundo o gerente de preparação de urnas e servidor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Anthony Martins, entre os procedimentos de preparação, estão a inserção das mídias de aplicação nos cartões de memória de carga da urna eletrônica, sistema operacional, softwares de votação dos dados e fotos das candidatas e dos candidatos a prefeitura e vice, além das vereadoras e vereadores.

A geração das mídias aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro de 2024, onde foram preparados cartões de memória de carga, de votação e de resultado, para gravação dos arquivos da urna eletrônica.

O processo inclui as zonas eleitorais da Capital e de todos os municípios da Região Metropolitana de João Pessoa. De acordo com Anthony, “sob responsabilidade do NVI estão sendo preparadas 4.420 urnas, onde os cartórios responsáveis pelas seções terão até sexta-feira (27) para retirá-las e prepará-las nas seções eleitorais” explicou o servidor.

Os trabalhos de preparação estão sendo realizados em forma de rodízio entre os servidores, para não haver sobrecarga de funções. A presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, está fiscalizando toda a ação, além de ser presidente também da Comissão de Preparação das Urnas.

com Assessoria TRE-PB

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Estado vai começar a pagar vale-alimentação de R$ 600 após o período eleitoral, afirma secretário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse: