
O sistema de estacionamento rotativo de João Pessoa, conhecido como “Zona Azul”, será retomado a partir de agosto. A informação foi confirmada nesta terça-feira (15) pelo secretário de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (InovaCentro), Thiago Lucena.
A nova versão do sistema começará pelo Centro Histórico da capital e contará com 5 mil vagas. A principal novidade será a substituição da tradicional demarcação azul nas ruas por parquímetros eletrônicos. Também serão disponibilizados pontos físicos de atendimento e pagamento via aplicativo.
“Ele volta agora sem aquela figura do azulzinho que a gente conhecia de antigamente. Agora serão dezenas de parquímetros instalados no Centro, além de lojinhas da empresa responsável e possibilidade de pagamento digital, com qualquer forma de pagamento”, explicou o secretário.
O objetivo da medida é facilitar o acesso de consumidores ao comércio local, priorizando vagas para quem utiliza os serviços da região e desestimulando a ocupação prolongada dos espaços. A Zona Azul estava desativada desde 2020.
Ainda não há definição sobre os valores que serão cobrados nem uma data oficial para divulgação da tabela de tarifas. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) será a responsável pela supervisão do projeto, mas ainda não se pronunciou.
da Redação