A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai votar, nesta terça-feira (20), o projeto de lei de autoria do vereador Damásio Franca (Progressistas) que reconhece a cruz e crucifixo como “símbolos de grandes valores culturais e históricos, permitindo que sejam colocados e mantidos em qualquer espaço das repartições públicas municipais, sejam da administração direta e indireta”.
A proposta, segundo o parlamentar, é evitar que os objetos sacros sejam retirados dos prédios públicos por motivações de “natureza ideológica que contrariem a liberdade religiosa”.
Damásio aponta que há um “grande movimento” para a retirada dos crucifixos dos órgãos por agentes públicos que “utilizam de seus cargos para impor suas vontades pessoais e sua opção pela não crença”.
“Estão relegando o aspecto cultural e orgânico da construção de nossa sociedade para um plano de abolição da nossa história coletiva”.
Para Franca, a “manutenção dos crucifixos ou mesmo de pinturas/ícones da cruz versa sobre o seu caráter cultural e histórico, considerando o fato de que a religião católica foi considerada oficial do Brasil no período imperial”.
com MaisPB