UFPB publica editais para ingresso de graduados, transferência voluntária e reopção de curso

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB) divulgou os editais dos processos seletivos de Ingresso de Graduados (PSIG), Transferência Voluntária (PSTV) e Reopção de Cursos (PSRC). As chamadas são para ingresso na instituição no período letivo 2025.1, em cursos de graduação na modalidade presencial.

O Processo Seletivo de Ingresso de Graduados está aberto a candidatos com diploma de graduação obtido em qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para concorrer, é preciso ainda apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0.

Estão sendo ofertadas 264 vagas nos campi de Areia, Bananeiras, João Pessoa e Litoral Norte (Mamanguape e Rio Tinto). A distribuição das vagas pode ser acessada no edital publicado na página da Pró-Reitoria de Graduação.

Os candidatos que estiverem concorrendo às vagas dos cursos de Música (Bacharelado e Licenciatura) serão classificados a partir da média aritmética entre o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) e a nota da Prova de Conhecimento Específico, que será aplicada no dia 20 de maio. Para todos os outros cursos, não haverá aplicação de prova e a classificação dos candidatos levará em conta somente o CRA.

As pessoas interessadas no Ingresso de Graduados devem acessar o Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) para realizarem as inscrições, que estão abertas no período de 24 a 29 de abril.

Já os interessados em participar do Processo Seletivo de Transferência Voluntária (PSTV) devem estar matriculados em curso presencial de graduação em outra IES, pública ou privada, tendo cursado, na instituição de origem, um mínimo de 25% da carga horária total do curso em que está inscrito.

Entre outros requisitos, os candidatos ao PSTV também precisam ter se submetido ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em, pelo menos, uma edição nos últimos três anos (2022, 2023 e/ou 2024). O candidato não pode ter obtido nota Zero na prova de conhecimentos e na redação do Enem.

O quadro de vagas, com 231 oportunidades distribuídas pelos campi de Areia, Bananeiras, João Pessoa e Litoral Norte (Mamanguape e Rio Tinto), está disponível no edital publicado pela Pró-Reitoria de Graduação. Assim como o Processo Seletivo de Ingresso de Graduados, as inscrições para o PSTV também ocorrerão via SIGAA, no período de 24 a 29 de abril.

Com um total de 289 vagas, o Processo Seletivo de Reopção de Cursos de Graduação está aberto a estudantes interessados em mudar do curso ao qual está vinculado para outro curso de graduação na UFPB. A lista dos cursos com vagas disponíveis em cada campus pode ser acessada no edital divulgado pela PRG.

Assim como no PSIG, os candidatos que estiverem concorrendo às vagas dos cursos de Música (Bacharelado e Licenciatura) serão classificados a partir da média aritmética entre o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) e a nota da Prova de Conhecimento Específico, que será aplicada no dia 20 de maio. Para todos os outros cursos, não haverá aplicação de prova e a classificação dos candidatos levará em conta somente o CRA. Também haverá prova prática para os candidatos aos cursos de Música.

No caso da Reopção de Cursos, as inscrições devem ser efetuadas no período de 23 a 25 de abril, igualmente por meio do SIGAA.

Assessoria UFPB

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Do luto ao conclave: o que acontece agora com a morte do papa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse: