O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (23), em reunião realizada por videoconferência, a proposta de atualização do Calendário Acadêmico referente ao período letivo 2025.1, para o Campus I, em Campina Grande. Para os demais campi da Instituição não houve mudança, permanecendo o calendário regular aprovado pelo Consepe no ano passado.
Na reunião, a terceira ordinária do ano, presidida pela reitora Celia Regina Diniz, com presença da vice-reitora, Ivonildes Fonseca e participação dos demais conselheiros, a reitora explicou os motivos da suspensão temporária das aulas no Campus I. Ela também apresentou algumas das medidas de segurança já adotadas pela gestão para reforçar a segurança no Campus de Campina Grande, após as reuniões com pró-reitores, diretores de Centro e chefes de departamento, além da representação dos estudantes.
A proposta de atualização do calendário, encaminhada pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), foi relatada pela professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha. A extensão do calendário foi de 15 dias. Em seu parecer, a professora Vagda explicou que a proposta de alteração do Calendário Acadêmico se dá em função de um período de 15 dias letivos no qual as aulas presenciais no Campus I foram suspensas por meio da PORTARIA/REITORIA/UEPB nº 26/2025 e da PORTARIA/REITORIA/UEPB nº 29/2025, que disciplinaram a suspensão das aulas presenciais em todo o Campus de Campina Grande até esta sexta-feira (25), com retorno previsto para a segunda-feira (28).
Conforme o calendário atualizado, o início da segunda unidade será na segunda-feira (28) e deve terminar no dia 27 de junho. A unidade I encerrou-se no dia 11 de abril, não havendo necessidade de alterações. O período contará com 107 dias letivos e 116 dias de efetivo trabalho acadêmico. Serão acrescidos seis dias para a realização de provas finais, de 28 de junho a 4 de julho. O período de 30 de junho a 4 de julho destina-se às reposições e finais e o término do prazo para registro de notas e aulas no SUAP é até o dia 11 de julho.
Para componentes curriculares que não tiveram interrupção, ou seja, que continuaram com atividades assíncronas, a PROGRAD esclareceu que o desenvolvimento das atividades letivas deve se dar até o cumprimento da carga horária, adentrando ou não no período de suplementação previsto no calendário alterado. Sobre as colações de grau no meio do ano, a PROGRAD tem até 30 de agosto para realizar as cerimônias, o que vai ser definido em outra reunião extraordinária. “É importante observar que esta proposta considera o tempo hábil para as atividades acadêmicas e administrativas necessárias para o início do semestre letivo 2025.2”, observou a pró-reitora.
com Assessoria UEPB