O presidente Donald Trump criticou o líder russo, Vladimir Putin, por continuar promovendo ataques na Ucrânia em meio aos esforços dos Estados Unidos para conseguir um acordo de cessar-fogo entre os países. Em publicação nessa terça-feira (27), o republicano afirmou que Putin “está brincando com fogo”.
“O que Vladimir Putin não percebe é que, se não fosse por mim, muitas coisas realmente ruins já teriam acontecido com a Rússia, e quero dizer muito. Ele está brincando com fogo”, escreveu Trump.
A publicação foi rebatida pelo principal responsável pela segurança do Kremlin, Dmitry Medvedev, que mencionou diretamente o risco de uma Terceira Guerra Mundial. “Em relação às palavras de Trump sobre Putin “brincar com fogo” e “coisas realmente ruins” acontecendo com a Rússia, eu só conheço uma coisa realmente ruim — a Terceira Guerra Mundial. Espero que Trump entenda isso”, disse.
A tensão entre os países acontece após a Rússia lançar, entre domingo (25) e segunda-feira (26), os maiores ataques aéreos desde o início da guerra — em fevereiro de 2022. No período, mais de 700 drones foram lançados pela Rússia contra o território ucraniano, deixando 12 mortos.
No domingo, Trump já havia endurecido o discurso em relação a Putin, dizendo que o líder russo “ficou completamente louco”. “Sempre tive um relacionamento muito bom com Vladimir Putin, mas algo aconteceu com ele. Está matando muitas pessoas desnecessariamente, e não estou falando apenas de soldados. Eu sempre disse que ele quer toda a Ucrânia, não apenas um pedaço dela.”
Negociações de cessar-fogo
Em conversa com Trump em 19 de maio, Putin concordou em “iniciar imediatamente” as negociações de cessar-fogo na Ucrânia. Na última semana, o governo russo afirmou que estaria pronto para apresentar à Ucrânia uma proposta preliminar para um acordo de paz, elencando as condições do governo russo para acabar com o conflito. O mesmo deveria ser feito por Kiev.
Com os novos ataques, ainda não está claro quando acontecerá a próxima reunião direta entre os países. Além de Trump, que já ameaçou abandonar os esforços para as negociações caso os países se mostrem “muito difíceis”, líderes europeus pressionam a Rússia por um cessar-fogo na Ucrânia. Nesta semana, a União Europeia disse que está preparando um novo pacote de sanções contra Moscou.
com SBT News