Trump anuncia taxa de 10% a mais para “qualquer país que se alinhar às políticas do Brics”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na noite desse domingo (6) que vai impor uma “tarifa adicional” de 10% a “qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics”.

A medida foi anunciada em sua rede social Truth Social. O presidente não detalhou quais países serão taxados e não explicou quais são as “políticas antiamericanas” adotadas pelo bloco, que está reunido no Rio de Janeiro.

“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do BRICS será taxado com uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção a este assunto!”, afirmou Trump.

Em outro post, o presidente norte-americano afirmou que informações sobre cartas tarifárias e acordos de taxações serão dados nesta segunda-feira (7), a partir das 13 horas, no horário de Brasília.

“Tenho o prazer de anunciar que as Cartas Tarifárias dos ESTADOS UNIDOS, e/ou Acordos, com vários países ao redor do mundo, serão entregues a partir das 12h (horário do Leste), segunda-feira, 7 de julho. Obrigado pela atenção a este assunto! DONALD J. TRUMP, Presidente dos Estados Unidos da América”, diz o post publicado na rede social Truth Social.

Declaração do Brics desse domingo (6)
As reuniões do Brics começaram neste domingo (6), no Rio de Janeiro. A declaração oficial da cúpula teve uma divergência. O Irã decidiu reafirmar sua histórica oposição à existência do Estado de Israel, e o apoio a um Estado Palestino único.

Em acenos políticos a Rússia e Irã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste domingo diretamente duas instituições globais na abertura da Cúpula do Brics. O petista mirou na Aliança do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a quem acusou de “instrumentalização”.

O presidente atacou recente decisão dos países da Otan que, pressionados por Donald Trump, acordaram elevar para um patamar de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) os respectivos investimentos em defesa.

A cúpula também alertou sobre uma possível concentração da Inteligência Artificial Geral (AGI), caso contrário, a tecnologia teria potencial para exacerbar desigualdades.

O que é o Brics
O Brics é um bloco econômico formado por cinco países emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Desde janeiro deste ano, o grupo tem dez membros plenos. Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, se uniram ao bloco como membros permanentes o Irã, a Arábia Saudita, o Egito, a Etiópia e o Emirados Árabes Unidos.

Criado com o objetivo de fortalecer a cooperação econômica, política e estratégica entre essas nações, o grupo atua como uma alternativa à influência de potências ocidentais, como Estados Unidos e União Europeia.

Um dos principais focos do Brics é incentivar o comércio entre seus membros, inclusive por meio de transações em moedas locais, além de promover reformas em instituições globais como a ONU, o FMI e o Banco Mundial.

com Estadão

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

João Pessoa e outros 19 municípios da Paraíba recebem alerta de acumulado de chuva com risco potencial; veja lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse:
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors