Uma reunião dos membros da corte eleitoral discutiu ações práticas para acelerar a análise e julgamento de contas de campanha de partidos e candidatos. Entre as medidas aprovadas, está a atuação de uma comissão de servidores para auxiliar na análise dos processos de prestação de contas, bem como a aquisição de assinaturas de inteligência artificial para o setor de contas.
O represamento de processos de contas de campanha hoje impactam no atingimento das metas do prêmio CNJ de qualidade. “Por isso, o presidente solicitou que apresentássemos estratégias para conseguir melhorar os indicadores de produtividade”, explicou o assessor André Cabral, da assessoria de contas eleitorais e partidárias do TRE-PB.
O secretário judiciário Marinaldo Júnior destacou que a atual gestão já fez mudanças positivas no setor de análise de contas e, agora, com a aquisição das assinaturas de inteligência artificial e a formação da comissão, a expectativa é já dar uma resposta positiva até o dia 31 de julho. “A comissão será composta por servidores experientes na matéria”.
Para o TRE-PB, entre os fatores que levaram a esses processos se acumularem estão a quantidade elevada do número deles que chega para análise técnica e o número reduzido de servidores no setor. “Mas, temos melhorado muito a análise desses processos depois da atuação do juiz gestor de metas que era o desembargador Oswaldo e agora é o vice-presidente Márcio Murilo”, completou o secretário judiciário.
Assessoria TRE-PB