The Best: Vini Jr. é eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa

Desbancando grandes nomes do futebol mundial como Lionel Messi, Rodri, Kylian Mbappé e muitos outros, Vinicius Jr. conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo no The Best Fifa de 2024.

O atacante do Real Madrid se tornou o primeiro brasileiro a ganhar a premiação desde 2007, quando Kaká levou o troféu para o Brasil.

Campeão da Champions League e de LaLiga com o time merengue, Vini Jr. foi um dos grandes destaques da equipe na temporada 2023/2024, com números extraordinários e um poder invejável de decidir jogos.

No entanto, neste ano, Vini Jr. teve uma campanha controversa na disputa pela Bola de Ouro, onde acabou ficando com o segundo lugar, atrás de Rodri, do Manchester City. A decisão gerou críticas, com o próprio Real Madrid demonstrando descontentamento com a escolha.

Ao receber o prêmio, o camisa 7 do Real Madrid falou sobre o sonho que parecia tão distante:

“Parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto do crime. Poder chegar é muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui. Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Agora ao meu time, que me fizeram chegar até aqui. Quero seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo”, celebrou o brasileiro.

Conheça a história de Vini Jr.
Vinicius José Paixão de Oliveira Júnior, mais conhecido como Vinicius Jr., iniciou a jornada no futebol aos seis anos, quando foi matriculado na escolinha do Flamengo. Foi nesse momento, na base do Rubro-Negro, que o menino de São Gonçalo, mesmo tão novo, já conseguiu ganhar destaque.

Aos 9 anos, Vini Jr. começou a frequentar aulas de futsal e tentou realizar um teste para a modalidade, mas, devido à sua pouca idade, não foi aprovado. No ano seguinte, foi federado pelo Flamengo, onde continuou a aprimorar suas habilidades. Aos 15 anos, ele fez parte do time que conquistou a Copa Votorantim, uma importante competição de futebol infantil no Brasil.

Com uma habilidade inegável, Vinicius Jr. rapidamente atraiu o interesse de clubes europeus. Aos 16 anos, o Flamengo firmou um contrato com o jovem talento. Graças à sua impressionante performance, em 2018, ele foi vendido para o Real Madrid por 45 milhões de euros, em uma das maiores transações da história do futebol brasileiro.

Outros premiados
No feminino, a vencedora foi a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, que também confirmou o favoritismo. A meia já havia vencido a disputa na Bola de Ouro da France Football.

Nesta temporada, a novidade da Fifa foi o Prêmio Marta, que destaca o gol mais bonito no futebol de mulheres. E na rodada inaugural, foi a própria Rainha que venceu. O golaço foi no amistoso entre Brasil e Jamaica.

O Prêmio Puskas ficou com o atacante Alejandro Garnacho, do Manchester United, pelo gol de bicicleta contra o Everton, no Campeonato Inglês.

O Brasil também foi destaque em mais dois prêmios: o Fair Play, que premiou o volante Thiago Maia, do Internacional. O jogador recebeu o reconhecimento após aparecer na linha de frente em resgates dos ilhados na tragédia do Rio Grande do Sul; e o Torcedor, que destacou o menino Gui, amuleto do Vasco em 2023. O garoto de 10 anos conquistou troféu que contou com votação de fãs.

Veja os premiados do The Best Fifa Awards:

  • Melhor treinador do futebol masculino: Carlo Ancelotti (Real Madrid)
  • Melhor goleiro: Emiliano Martínez (Aston Villa/Argentina)
  • Prêmio Puskas: Alejandro Garnacho (Manchester United)
  • Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí (Barcelona/Espanha)
  • Prêmio Marta: Marta (Brasil)
  • Melhor goleira: Alyssa Naeher (Chicago Red Stars/EUA)
  • Melhor treinador(a) do futebol feminino: Emma Hayes (EUA)
  • Prêmio Fair Play: Thiago Maia (Internacional)
  • Torcedor do ano: Gui (torcedor do Vasco)

Seleção Masculina: Emiliano Martínez (ARG, Aston Villa), Dani Carvajal (ESP, Real Madrid), Antonio Rüdiger (ALE, Real Madrid), Rúben Dias (POR, Manchester City), William Saliba (FRA, Arsenal); Jude Bellingham (ING, Real Madrid), Rodri (ESP, Manchester City), Toni Kroos (ALE, Real Madrid); Lamine Yamal (ESP-Barcelona), Erling Haaland (ING-Manchester City), Vini Jr. (BRA-Real Madrid).

Seleção Feminina: Alyssa Naeher (EUA, Chiago Red Stars), Lucy Bronze (ING, Chelsea), Naomi Girma (EUA, San Diego Wave), Irene Paredes (ESP, Barcelona) e Ona Battle (ESP, Barcelona); Lindsey Horan (EUA, Portland Thorns), Patri Guijarro (ESP, Barcelona) e Aitana Bonmatí (ESP, Barcelona); Gabi Portilho (BRA, Corinthians), Salma Paralluelo (ESP, Barcelona), Caroline Hansen (NOR, Barcelona).

com CNN Brasil

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

“Brega Funk Proibidão”: show do cantor Neiff em Cubati termina com uma pessoa morta e quatro feridas; veja vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse:
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors