Após a publicação de matéria que denuncia práticas de apadrinhamento na Caixa Econômica Federal, o Sindicato dos Bancários da Paraíba marcou reuniões com as superintendências regionais do banco para cobrar esclarecimentos e solicitar informações detalhadas sobre os Processos Seletivos Internos (PSI).
Leia mais: Sindicato dos Bancários da PB recebe denúncias de assédio moral na Caixa
A primeira reunião acontece com a SR Campina Grande, nesta terça-feira (27). Já a segunda está marcada para o dia 3 de junho, com a SR João Pessoa.
Além das agendas com as superintendências, o Sindicato formalizou um requerimento de informações sobre os PSI nos anos de 2023, 2024 e 2025, reforçando a necessidade de assegurar ao Sindicato dos Bancários a fiscalização da legalidade e da impessoalidade nos processos seletivos.
As denúncias partiram de empregados da própria Caixa, que relataram casos de favorecimento e desrespeito aos critérios técnicos de seleção.
Em ofício enviado pelo presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida, por meio da Lei de Acesso à Informação, foram requeridas as seguintes informações:
O ofício explicita ainda que “o presente requerimento visa garantir a transparência dos atos administrativos da instituição pública federal, bem como assegurar à entidade sindical a fiscalização da legalidade e da impessoalidade nos processos internos que impactam diretamente a vida funcional de seus representados, zelando pela isonomia e pela equidade de oportunidades”.
O Sindicato reafirma seu compromisso com a transparência, a valorização profissional e a defesa de um banco público ético e comprometido com a sociedade. A iniciativa de buscar esclarecimentos sobre os PSI visa garantir que as práticas internas estejam alinhadas com os princípios de meritocracia e justiça, essenciais para a credibilidade da instituição.
com Assessoria