A Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES-PB) está apurando possíveis irregularidades em cirurgias oftalmológicas realizadas no último dia 15, em Campina Grande. De acordo com a pasta, os procedimentos foram executados pela empresa Fundação Rubens Dutra Segundo, contratada pela SES, sendo os profissionais e o fornecimento de materiais utilizados durante as intervenções de responsabilidade exclusiva da empresa.
Dos 64 pacientes submetidos às cirurgias, nove apresentaram desconfortos persistentes durante o período de recuperação, com suspeita de baixa visão. Após análise dos materiais da empresa que estavam dentro do hospital, a SES identificou 30 frascos da medicação utilizada, dos quais seis estavam vencidos e abertos, com indícios de terem sido utilizados nos pacientes que apresentam sintomas graves.
Diante dessas irregularidades, a SES instaurou processos administrativos, éticos e criminais para investigar as responsabilidades da empresa e apurar as condutas adotadas no caso. O contrato com a empresa foi suspenso na manhã desta terça-feira (20), e ela deve responder administrativamente e criminalmente pelos fatos apurados.
Enquanto a apuração está em curso, a SES está acolhendo todos os pacientes afetados, oferecendo suporte integral, incluindo reavaliações médicas, acompanhamento contínuo e logística para tratamentos complementares em nossas unidades hospitalares e clínicas do estado.
A Secretaria reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população paraibana, assegurando que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para esclarecer os fatos e garantir a qualidade dos serviços prestados na Rede Estadual de Saúde.
com Secom PB