Começou a ser instalado nessa quinta-feira (8) no Hospital Napoleão Laureano (HNL) o robô Da Vinci XI, o mais moderno do mundo, no que diz respeito à realização de procedimentos cirúrgicos. O equipamento começará a ser utilizado no próximo dia 30 de maio, em que serão realizadas duas cirurgias oncológicas em pacientes que fazem tratamento contra o câncer pelo SUS.
A aquisição do robô foi feita com recursos próprios da Fundação Napoleão Laureano (FNL), que investiu cerca de R$ 14 milhões para oferecer cirurgias modernas aos milhares de pacientes que passam diariamente pelo hospital. Esse investimento do HNL, primeiro Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia da Paraíba (CACON-PB), chega para consolidar a referência do hospital Laureano no tratamento do câncer no Nordeste.
Para o presidente da FNL, Marcelo Lucena, “o sonho se tornou realidade! Há tempos sonhávamos em ter um robô para melhorar as cirurgias e o Da Vinci XI é o robô que oferece mais precisão e qualidade nos procedimentos. E, mesmo sendo um hospital filantrópico, conseguimos adquirir, dando a possibilidade de cura mais rápida para os pacientes do Laureano. Isso é espetacular”, celebra.
O diretor clínico do HNL, Fábio Martinez, ressalta que o robô chegou ao hospital na tarde da quarta-feira (7), mas que desde março os médicos do Laureano já estavam sendo capacitados para operarem no Da Vinci XI. “Desde o começo do ano estamos com um simulador do robô aqui no hospital e estávamos contando os dias para sua chegada! Agora, temos o que há de mais moderno em tecnologia cirúrgica do mundo dentro do Laureano, em nosso estado, na Paraíba!”.
Sobre o Da Vinci XI
O robô cirúrgico Da Vinci XI é considerado mundialmente o mais tecnológico, oferecendo recursos para uma ampla gama de procedimentos em diversas especialidades com instrumentação, visão e recursos avançados, como imagens de fluorescência Firefly e movimento de mesa integrado; é versátil e flexível, com padronização que pode ajudar a gerenciar o estoque e melhorar a eficiência geral da sala de cirurgia.
A visualização da anatomia em 3DHD altamente ampliado é uma característica marcante da realização de cirurgias com o Da Vinci XI, proporcionando percepção real de profundidade e visão cristalina.
A arquitetura com braço de elevação proporciona uma implantação flexível e precisa. A configuração guiada possui uma interface de usuário clara e fácil de aprender, com indicações visuais e sonoras para facilitar a configuração precisa. E com o Movimento de Mesa Integrado, pode reposicionar o paciente sem parar para otimizar o acesso, a exposição e o alcance.
com Assessoria