A Capital Paraibana foi apontada como a cidade com maior percentual de leitores do país, conforme revela a nova edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. O levantamento, conduzido pelo Instituto Pró-Livro em parceria com a Fundação Itaú e o Ipec, mostra que 64% dos moradores de João Pessoa afirmaram ter lido pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa.
Realizado entre abril e julho de 2024, o estudo ouviu mais de 5.500 pessoas em 208 cidades brasileiras. Para efeito da pesquisa, foi considerado leitor aquele que leu, por completo ou em partes, ao menos um livro no período.
João Pessoa superou capitais como Curitiba (63%) e Manaus (62%) e se destacou mesmo em uma era dominada pelas telas digitais. O resultado positivo é atribuído ao fortalecimento da rede de bibliotecas de bairro, à atuação de escolas públicas e particulares, além de ações comunitárias de incentivo à leitura.
Capitais do Norte e Nordeste, como Belém (61%), Teresina (59%), São Luís (59%), Aracaju (58%) e Salvador (57%), também figuram entre os primeiros colocados, demonstrando o protagonismo dessas regiões na promoção do hábito da leitura no país.
Confira as dez cidades com maior percentual de leitores:
A pesquisa destaca ainda a importância das políticas públicas, da educação e do acesso facilitado aos livros como fatores determinantes para o avanço da leitura no Brasil.
da Redação