O Governo da Paraíba sancionou uma lei que prevê criação da Política Estadual de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar. O texto na íntegra foi publicado na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial do Estado
O texto prevê diretrizes e ações para reduzir os indicadores de evasão e abandono escolar. Essas ações serão coordenadas pela Secretaria Estadual de Educação, de forma integrada intersetorial, a setores como Saúde, Cultura, Esportes e Assistência e Desenvolvimento Social.
Conforme o texto, a lei entra em vigor dentro de dias. Até lá, cabe ao Poder Executivo regulamentar a lei.
Entenda o que é evasão e abandono escolar
Pode ser classificado como abandono escolar quando o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo. Dentro desse conceito, o discente deixa de ir para sala de aula, mas retorna no ano seguinte.
É considerado evasão escolar quando o aluno que deixa de frequentar a escola ou é reprovado em determinado ano letivo, não retorna às aulas.
Princípios
A Política Estadual de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar apresenta quatro princípios listados no texto do projeto de lei.
Objetivo da lei
O texto estabelece uma lista de 19 diretrizes e ações que serão executadas de forma intersetorial e integrada, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde . Entre os principais pontos estão:
com T5