Profissionais que atenderam grávida que morreu após perder bebê e útero em Campina Grande seguem afastados

Um médico e uma enfermeira continuarão afastados de suas funções de forma preventiva, após a conclusão de uma apuração interna sobre a morte do bebê e a retirada do útero de Maria Danielle Cristina Morais Sousa. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Campina Grande. Nesta quinta-feira (3), completam-se 100 dias desde o falecimento de Maria Danielle, que teve complicações de saúde após o parto.

Leia mais: Pai denuncia que negligência no Isea, em Campina Grande, causou morte de bebê e retirada do útero de mãe

No início de março, o marido de Maria Danielle denunciou que o bebê morreu na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, depois que a gestante recebeu um medicamento para indução do parto. Ele também afirmou que a complicação resultou na retirada do útero da paciente. Maria Danielle faleceu no dia 25 de março, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.

Leia mais: Profissionais envolvidos em suposto caso de negligência contra gestante são afastados do Isea

Segundo a prefeitura, a investigação interna foi concluída com a elaboração de um relatório, analisado pelo setor jurídico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que emitiu um parecer com orientações sobre os próximos passos a serem tomados.

 Profissionais que atenderam grávida que perdeu bebê e útero em Campina Grande seguem afastados

Leia mais: Morre mulher que teve o útero retirado após morte de bebê no Isea, em Campina Grande

A gestão municipal afirmou que os dois profissionais permanecerão afastados enquanto a apuração prossegue, com o objetivo de assegurar a integridade do processo e manter um ambiente de trabalho adequado. À época da morte do bebê e da retirada do útero da paciente, os profissionais envolvidos já haviam sido afastados.

O relatório e o parecer foram enviados ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) e à Procuradoria-Geral do Município, que irá avaliar se há necessidade de aplicar novas penalidades ou instaurar outros procedimentos.

Inicialmente, a Secretaria Municipal de Saúde havia informado que a sindicância estava concluída, mas que os resultados não seriam divulgados até a finalização das investigações conduzidas pelo MPPB. Contudo, em nota publicada nesta quinta-feira (3), confirmou a manutenção do afastamento dos servidores. A secretaria, porém, não informou detalhes técnicos do relatório e nem se outras medidas foram adotadas.

Marido cobra explicações sobre mortes
O marido de Maria Danielle, mulher que morreu após perder o filho e o útero, um mês depois de ser atendida no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande, disse que não tem respostas formais sobre as investigações do caso, que completa 100 dias nesta quinta-feira (3).

Ouvido durante a própria investigação, o marido Jorge Elô revelou que tomou conhecimento apenas pela imprensa de que a sindicância havia sido concluída. Ele explica que detalhes maiores sobre a morte da mulher não foram informados a ele.

“Não houve contato direto comigo. Hoje, completam-se 100 dias do falecimento da minha esposa e é frustrante constatar que, mesmo diante da gravidade dos fatos e da relevância social envolvida — considerando que ela era servidora pública municipal e uma das assistentes sociais mais dedicadas da cidade —, ainda não há nenhuma posição formal por parte da prefeitura. Essa demora, além de desrespeitosa, agrava ainda mais a dor da minha família”, disse.

Sobre a dor que sente, Jorge Elô disse que a revive todos os dias e que tinha uma vida planejada com a esposa, fazendo planos para o filho que viria a nascer. Em duas oportunidades, as investigações foram prorrogadas pela prefeitura.

“Perdi minha companheira, meu filho recém-nascido e todo um projeto de vida construído com amor, carinho e dedicação”, contou.

com Jornal da Paraíba

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Gabarito do concurso da Educação de João Pessoa é divulgado; saiba como acessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse:
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors