O prefeito de João Dias, município do Oeste Potiguar, Francisco Damião de Oliveira (também conhecido como Marcelo Oliveira), morreu vítima de um atentado a tiros, sofrido na manhã desta terça-feira (27) durante um evento político na cidade.
O pai do gestor, Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos, também estava no local e morreu na hora, após ser baleado na cabeça. Ainda na ação, um segurança do prefeito também ficou ferido.
De acordo com a Polícia, o prefeito chegou a ser socorrido, mas teve a morte confirmada no Hospital Regional de Catolé do Rocha, no Sertão Paraibano.
Marcelo Oliveira era candidato à reeleição pelo União Brasil, era casado e tinha 38 anos de idade. De acordo com a equipe médica que fez o atendimento, o gestor foi morto com pelo menos 11 tiros no tórax, abdômen e membros inferiores.
O médico Wagner Martins informou que o prefeito deu entrada na unidade de saúde por volta das 12h desta terça-feira (27) e estava inconsciente, mas ainda com vida.
“O paciente logo em seguida evoluiu para uma PCR [parada cardiorrespiratória]. A gente fez todo o protocolo de RCP [reanimação cardiopulmonar], porém o paciente, depois de realizadas todas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, evoluiu para o óbito, por volta de 12h20”, disse.
De acordo com o delegado Alex Wagner, da Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divipoe), responsável pela investigação do caso, pelo menos oito criminosos chegaram em dois carros e atiraram contra o prefeito.
O delegado Alex Wagner disse que um carro carbonizado que pode ter sido usado no crime foi encontrado na própria cidade de João Dias durante a tarde. No entanto, a motivação do crime ainda é desconhecida.
Histórico no cargo
Eleito pela primeira vez em 2020, Marcelo Oliveira renunciou ao cargo após seis meses de mandato, mas voltou à Prefeitura em outubro de 2022, depois que alegou na Justiça que tinha sido coagido a abrir mão do cargo sob ameaças da família da sua então vice-prefeita, Damária Jácome, que também concorre ao cargo de prefeita de João Dias em 2024 pelo Republicanos.
João Dias é o terceiro menor município do Rio Grande do Norte, com pouco mais de 2 mil habitantes, segundo o IBGE. Ainda de acordo com o instituto, o município contava com apenas 294 pessoas ocupadas em 2022, com rendimento médio de 1,5 salário mínimo.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte disse que reforçou o efetivo policial para efetuar buscas pelos suspeitos e investigar a motivação do crime.
com G1 RN